Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Brexit sem acordo pode custar 700 mil empregos e prejuízo de £ 40 bilhões, diz WTTC

Brexit

Hard Brexit pode impactar 700 mil empregos e gerar prejuízos de mais de 40 bilhões de libras para a indústria

Uma análise divulgada nesta segunda-feira (4) pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, da sigla em inglês) afirma que a conclusão do Brexit sem acordo pode trazer risco a cerca de 700 mil empregos na indústria de turismo europeia, sendo 300 mil no Reino Unido e 400 mil em países da União Europeia.

A entidade ainda destaca que o não-acordo ainda geraria um prejuízo de mais de 40 bilhões de libras esterlinas para os países envolvidos, sendo 18 bilhões para os britânicos e outros 22 bilhões para as 27 países do bloco.

De acordo com o WTTC, viagens e turismo contribuem com cerca de € 1,5 trilhão para o PIB da UE (10,3%) e gera 27,3 milhões de empregos (11,7%). No Reino Unido o valor equivale a 213,8 ​​bilhões de libras esterlinas (10,5% do PIB) e quatro milhões de empregos (11,6%). A análise do conselho é baseada na queda prevista de 7,7% do Fundo Monetário Internacional (FMI) em todo o Reino Unido, resultante de um Brexit sem acordo, denominado ‘Hard Brexit’.

O WTTC ainda identificou quatro fatores que o Reino Unido deve se esforçar para alcançar durante as negociações do Brexit para minimizar o impacto: acesso contínuo ao mercado único da aviação; viagem sem visto entre o Reino Unido e a UE; mobilidade de mão de obra para funcionários de viagens e turismo e cooperação de segurança para evitar verificações de fronteira rígidas.

Receba nossas newsletters