Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Com dois anos de APU Zero, Azul economiza combustível para 20 mil voos entre Rio e São Paulo

Atuacao em solo para APUZero2 e1713796697497 Com dois anos de APU Zero, Azul economiza combustível para 20 mil voos entre Rio e São Paulo

A previsão é ter um total de 20 aeroportos apoiando a iniciativa até o final de 2024 (Divulgação)

A Azul comemora o segundo aniversário do APU Zero, programa que visa a promover uma gestão sustentável de recursos energéticos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa durante as operações em solo. Desde sua implementação, em abril de 2022,  a Azul conseguiu economizar 50 milhões de litros de QAV (Querosene de Aviação), equivalente a 20 mil voos entre os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

Além disso, o programa possibilitou uma redução de 128 mil toneladas de CO2, redução que equivale à absorção de CO2 por aproximadamente 5,8 bilhões de árvores ao longo de um ano.

Desde sua implementação, o programa APU Zero tem se expandido, passando de seis bases em 2022 para 12 em 2023, e agora projetando inaugurar mais cinco bases em 2024. Essas novas bases incluem Galeão (Rio de Janeiro), Foz do Iguaçu (Paraná), Navegantes (Santa Catarina), Fortaleza (Ceará) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul). A previsão é ter um total de 20 aeroportos apoiando a iniciativa até o final de 2024.

“Observamos uma redução significativa no consumo de combustível em solo e reafirmando o compromisso da companhia em ser carbono neutro até 2045. O uso de APU em solo caiu de 70% do tempo de solo das aeronaves para 20% em comparação ao ano anterior, resultando em uma diminuição de mais de 71% no combustível consumido em solo”, disse Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul.

Receba nossas newsletters