Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Com o nome ITA, nova Alitalia inicia operações em 15 de outubro

Companhia amplia aos poucos a sua malha

Reestruturada e com novo nome, ITA já conta com aprovação da Comissão Europeia.

O Ministério da Economia e das Finanças da Itália anunciou nesta quinta-feira (15) que concluiu as discussões com Comissão Europeia para a criação da Italia Trasporti Aereo (ITA) , novo nome da Alitalia. Em comunicado, o órgão destacou que a companhia estará “em pleno funcionamento” a partir de 15 de outubro, data prevista para a decolagem dos primeiros voos.

“O debate com a Comissão Europeia permitiu chegar a uma solução construtiva e equilibrada, que garante a descontinuidade necessária ao cumprimento da legislação europeia. O resultado positivo do diálogo com os gabinetes da Comissão permite o lançamento dos procedimentos relativos ao aumento de capital da ITA e cria as condições para a assinatura do Memorando de Entendimento para a transferência de determinadas atividades da Alitalia para a ITA”, diz o comunicado.

A negociação com a CE se estende desde o ano passado, quando o governo italiano chegou a anunciar uma nova companhia, com um orçamento de 3 bilhões de euros e 100 aeronaves. A “solução equilibrada” anunciada pelas partes foi preparar uma licitação a preços de mercado para a abertura de capital da “nova”companhia.

No texto, o Ministério ainda ressalta que com o início das operações da ITA, serão lançadas as bases para uma nova transportadora nacional de transporte aéreo sólido, sustentável e independente, com sólidas perspetivas de crescimento e desenvolvimento.

A restruturação da Alitalia e a criação da ITA acontecem após a companhia conviver com um cenário conturbado nos últimos anos. Antes mesmo da pandemia de Covid-19, a empresa já se encontrava a três anossob administração extraordinária. Por conta deste histórico,  a intervenção estatal só foi permitida pela Comissão Europeia medias-te uma reestruturação que evitasse que a nova companhia fosse uma extensão da anterior.

Comunicado do Ministério da Economia e das Finanças da Itália

Comunicado do Ministério da Economia e das Finanças da Itália

 

Receba nossas newsletters