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Aviação

Com mudanças no nome e na gestão, nova Alitalia é apresentada oficialmente

Companhia amplia aos poucos a sua malha

Companhia passa a se chamar Alitalia TAI

A Alitalia foi oficialmente relançada no fim de junho com novo nome, nova gestão e modificações em sua frota. Como empresa pública do governo italiano, a agora Alitalia TAI (Trasporto Aereo Italiano) terá um orçamento de 3 bilhões de euros e uma frota de 100 aeronaves. A transformação em empresa estatal acontece após três anos de uma administracão especial e segue o decreto que determinou a nacionalização da companhia, com a aquisição de 100% das ações pelo Ministério da Economia e Finanças da Itália.

Há uma semana, a nova administração foi nomeada, encerrando a administração judicial da empresa. Fabio Lazzerini, ex-diretor da Alitalia, é o novo CEO, enquanto Francesco Caio, executivo com experiência em telecomunicações e bancos e que liderou o serviço postal da Poste Italiane a um IPO (oferta pública inicial) em 2015, foi nomeado presidente da empresa.

“O novo conselho nomeado poderá começar a trabalhar agora, juntamente com assessores do Ministério das Finanças, no novo plano industrial, que será enviado à Comissão Europeia”, afirmou em comunicado o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte. Já o ministro italiano dos Transportes, Paola De Micheli, declarou que “uma nova era está começando”.

O novo plano de negócios da companhia ainda não foi divulgado, mas a expectativa do governo é de que a empresa consiga ter lucro a partir de 2023. A Alitalia TAI se concentrará em um plano industrial, que deve ser submetido à Comissão Europeia.

Ao contrário de outras aéreas europeias, a companhia já estava em crise antes da pandemia de Covid-19 e sob administração extraordinária de um tribunal. Desta forma, a intervenção estatal só seria permitida pela Comissão Europeia caso a nova empresa não for uma extensão da anterior.

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