Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Coronavírus: Alitalia será estatizada

O número de passageiros também aumentou em 1.5% comparado com 2018 e 6.1% comparado com 2017

Governo italiano está próximo de ficar com o controle total da Alitalia

O coronavírus (Covid-19) foi a gota d’água para acabar de vez com as esperanças do governo italiano em achar um novo interessado pela Alitalia. A “última cartada” tinha sido dada no dia 6 de março, quando a companhia voltou oficialmente ao mercado em busca de interessados em seus negócios. O movimento, na ocasião, aconteceu logo após Lufthansa e Ferrovie dello Stato desistirem de dar sequência ao resgate da companhia.

Com o corte de gastos de todas as companhias aéreas globais, demanda em queda brusca e um futuro ainda muito imprevísivel para as transportadoras, que registrarão prejuízos consecutivos nos próximos meses e demorarão até um ano para retomar a demanda padrão, o governo italiano sabe que nem tão cedo qualquer grupo aéreo iria investir no resgate da Alitalia, que segue nas mãos de administradores temporários desde maio de 2017.

Sendo assim, o governo italiano está próximo de ficar com o controle total da Alitalia (100% de participação). De acordo com o plano federal, que já está em “estágio avançado”, o governo estaria pronto para assumir e estatizar tanto as operações aéreas como de solo da Alitalia, através de um veículo público. A própria companhia italiana ainda não comentou a decisão, mas a própria Ministra dos Transportes da Itália, Paola de Micheli, afirmou que o governo quer acelerar o processo de compra em meio a pandemia do coronavírus.

As informações são do portal italiano Il Messaggero. Já o portal La Repubblica, por sua vez, divulgou que o governo estaria planejando uma intervenção imediata em favor da indústria do transporte aéreo de US$ 555 milhões, além de outras medidas avaliadas em 3 bilhões de euros que ajudariam a Alitalia no processo de estatização.

Fonte: Il Messaggero e La Repubblica

Receba nossas newsletters