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Aviação / Destinos / Política

CNC apoia PL que subsidia aquisição de QAV para aeroportos localizados na Região Norte

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A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) firmou apoio ao senador Rick, que propõe por meio do Projeto de Lei 4388/2023 utilizar recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para subsidiar a aquisição de querosene de aviação comercializado em aeroportos localizados na Região Norte (Divulgação)

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, se reuniu com o senador Alan Rick e presidentes das federações do comércio de bens, serviços e turismo dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. A o debate foi sobre o enfrentamento dos principais problemas do setor aéreo na região, que corresponde a 59% do território brasileiro, e as principais demandas da aviação regional e nacional, com o objetivo de fomentar a integração e operacionalização de voos regionais no País.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) firmou apoio ao senador Rick, que propõe por meio do Projeto de Lei 4388/2023 utilizar recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para subsidiar a aquisição de querosene de aviação comercializado em aeroportos localizados na Região Norte. A meta é promover o desenvolvimento econômico da região que contempla os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.

Na abertura da reunião, o presidente da CNC lembrou que a malha aérea no Brasil sofreu recessão após a pandemia da Covid-19 e que a região amazônica foi extremamente atingida. Observou ainda que a Amazônia Legal tem a maior área de fronteiras internacionais e que a Confederação foca atender os interesses dos empresários e da população, que sofre com a alta dos preços das passagens aéreas e com a inexistências de trechos regionais, que fazem fronteira.

José Roberto Tadros exemplificou situações de voos que prejudicam o turismo e o desenvolvimento econômico, com escalas em estados distantes para chegar a regiões fronteiriças. “Queremos desenvolver o turismo brasileiro e integrar as promissoras regiões do país com passagens mais baratas. Quando o passageiro vai para Brasília, pega o avião em Cuiabá e tem que ir para São Paulo. Os viajantes de Porto Alegre reclamam e de Florianópolis, pois, para irem de um estado a outro, precisam ir para São Paulo”.

O senador Rick destacou a necessidade de atenção para garantir o desenvolvimento dos estados da Amazônia legal, com capacidade para atender o fluxo do transporte aéreo do País, com passagens mais baratas, maior oferta de voos e com uma política menos burocrática para o seguimento.

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