A Latam foi a companhia aérea do Brasil menos reclamada e com o menor tempo de resposta ao passageiro. É o que apontam os indicadores da Consumidor.gov.br para o primeiro trimestre do ano. Segundo a plataforma, a companhia registrou 0,65 reclamações a cada 1 mil passageiros transportados, índice 11% menor do que o da segunda colocada. Já o tempo de resposta da Latam ao passageiro foi de 2,89 dias, uma média 68% mais rápida do que a segunda colocada.
E a melhoria foi alcançada em um momento de aumento de alta demanda por transporte aéreo. No primeiro trimestre de 2024, a Latam transportou 8,5 milhões de passageiros em voos domésticos no Brasil, volume 10% superior ao registrado no mesmo período de 2023. Segundo Estela Espinoza, diretora global de Customer Care do grupo Latam Airlines, o avanço reflete uma cultura de atendimento focada na resolução da demanda logo no primeiro contato.
“Ao mantermos esse propósito claro e definido, promovemos uma cultura de melhoria contínua em nossa equipe. Isso se reflete não apenas na capacidade de identificar e encaminhar as solicitações dos clientes para as áreas adequadas, mas também no fortalecimento do empoderamento das equipes, capacitando para que tomem decisões assertivas e resolvam questões de forma autônoma”, explicou ela.