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Aviação / Fotos / Vídeos

Como é o processo de pintura de uma aeronave? Veja o passo a passo

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Aeronave da Latam foi flagrada, em abril, com a cauda e turbinas já finalizadas, antes de seguir para a pintura completa

Um dos mais atraentes e curiosos processos de uma fabricante de aeronaves é a pintura. Cores e estilos ganham forma e se tornam as grandes responsáveis por dominar toda a fuselagem, desde o nariz até a cauda, fazendo com que cada companhia aérea tenha sua marca registrada já reconhecida na indústria mundial de aviação. Ou não é extremamente fácil identificar as quatro maiores companhias aéreas brasileiras (Avianca, Azul, Gol e Tam), por exemplo, só pela sua identidade visual? Mas como seria o passo a passo de uma pintura de aeronaves?

Pintar uma aeronave comercial demora cerca de 15 dias dependendo, também, do tamanho da fuselagem e o quão complicado é o esquema de cores adotado pela companhia aérea. A grande maioria das aeronaves são pintadas com um sistema de baixa pressão e alto volume de tinta em forma de spray, responsável por criar uma primeira camada muito fina de pintura. Geralmente, a pintura é aplicada em três camadas: primeira mão, camada de base e uma terceira camada de acabamento e reforço. É esta terceira camada, chamada de top coat (em inglês), que deixa aeronave com aquela aparência brilhante e refletiva que todos nós já conhecemos.

Antes mesmo de chegar ao setor responsável pela pintura e acabamento, que nem sempre fica acerca da linha de montagem, o que faz com que a aeronave geralmente tenha que viajar alguns milhares de quilômetros para ser devidamente pintada, toda a estrutura precisa estar montada, com as asas encaixadas e trens de pouso instalados. É a partir daí que os hangares de pintura analisam o tamanho de cada aeronave e calculam quantos litros de tinta serão necessários para realizar as três já conhecidas camadas de pintura.

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É possível ver as turbinas e cauda já pintadas do Boeing 777F da Qatar Airways, antes de seguir ao processo completo de pintura

Um Boeing 737, por exemplo, requer cerca de 260 litros de tinta, enquanto um A380 precisa de nada mais do que 3.600 litros. E 3.600 litros de tinta aplicada em uma fuselagem são responsáveis por adicionar de 600 a 1000 quilos no peso total da aeronave. Durante os 15 dias do processo de pintura, os responsáveis precisam cobrir cerca de 3.100m2 referentes a superfície do A380, mas cada camada de tinta tem apenas 12mm de espessura.

A fabricante francesa Airbus, por exemplo, completa a montagem na sede em Tolouse e depois leva a aeronave até Hamburgo, na Alemanha, para finalizar a pintura e o acabamento. Como é possível ver na imagem abaixo, o A380 da British Airways, na ocasião, chegou à Alemanha já com as turbinas e cauda pintadas, para passar pelo processo final de pintura da fuselagem. Ao fim, a aeronave retorna à Tolouse para as ultimas inspeções e entrega ao cliente.

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A380-841 com a cauda e turbinas já pintadas

Troca de identidade visual é sinônimo de repintar toda a frota

E quando uma companhia aérea decide recriar sua logomarca e tem a obrigação de pintar toda a sua frota de aeronaves com a nova cara? Aí o trabalho é mais árduo e demorado, já que é preciso retirar toda a tinta utilizada na identidade visual antiga, para depois iniciar o processo da nova pintura. Este tipo de  processo está em andamento para a Gol Linhas Aéreas e, recentemente, para o Grupo Latam Airlines, que divulgou a sua nova identidade visual agora no fim de abril. E para “exterminar” a antiga pintura as empresas utilizam dois métodos.

O primeiro método é na base da lixa, como podemos ver no vídeo acima do A319 da US Airways antes mesmo de ser repintado com as cores da American Airlines. O segundo método é bem mais divertido de assistir, já que envolve a aplicação de um solvente em forma de spray responsável por dissolver a velha pintura da aeronave. Abaixo é possível ver um B777 da Emirates passando por todo este processo de retirada e repintura.

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Aeronave da Emirates passa pelo processo de retirada da antiga pintura; neste caso foi utilizado o solvente como método de retirada

É bom lembrar que todos os métodos e tecnologias de pinturas utilizadas atualmente têm um poder de validade de 5 a 6 anos, dependendo, também, da escala de manutenção. Todas as camadas são responsáveis, não só para identificar e embelezar, mas também para proteger os materiais que compõem a fuselagem das aeronaves.

    Fonte: FlightRadar24

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