Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Turismo em Dados

Confira as rotas aéreas mais longas e mais movimentadas de 2022

aircraft

As rotas aéreas mais movimentadas são definidas como aquelas que têm o maior volume de assentos programados nos últimos 12 meses (Ilustração)

Quais são as rotas aéreas mais movimentadas no tráfego doméstico e internacional? Quais são as rotas aéreas mais longas em serviço neste ano de 2022? E quais são as rotas mais competitivas, ou seja, de maior concorrência? Todas estas perguntas estão respondidas, em formato de ranking, pelo novo estudo “Busiest Routes 2022”, produzido pela OAG. Mas já adiantamos: não há nenhuma rota ligada ao Brasil nos resultados deste ano.

As rotas aéreas mais movimentadas são definidas como aquelas que têm o maior volume de assentos programados nos últimos 12 meses (outubro 2021 – setembro 2022). No caso das rotas internacionais, o destaque fica para os aeroportos do Oriente Médio, que ocuparam quatro posições do Top 10 neste ano. A rota mais movimentada é entre Cairo, no Egito, e Jeddah, na Árabia Saudita, com 35 voos diários e 3,2 milhões de assentos ofertados em 12 meses.

A segunda rota mais movimentada é entre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Riad, na Arábia Saudita, que tem uma maior frequência diária, com 40 voos, mas mesmo assim fica um pouco atrás no volume de assentos (3,19 milhões). A Índia também está num bom momento e registrou um aumento de capacidade, com duas rotas no Top 10, de Mumbai e Nova Déli para Dubai.

Screen Shot 2022-10-13 at 21.39.14

As 10 rotas internacionais mais movimentadas nos últimos 12 meses (Reprodução/OAG)

Destaque para a rota internacional mais movimentada em 2019, antes da pandemia, entre Kuala Lumpur, na Malásia, e a cidade de Cingapura, em Cingapura, que tinha um movimento de 82 voos diários e, nestes últimos 12 meses, a média foi de apenas 33 voos por dia. Isso tirou a liderança da rota, que mesmo assim continua no Top 10, agora em quinto lugar, se configurando como a única rota intra-asiática a aparecer no ranking deste ano.

De acordo com o OAG, esta mudança de foco para o Oriente Médio reflete em parte o ritmo mais lento de uma recuperação de viagens pela Ásia, onde anteriormente muitas das principais rotas asiáticas dominaram as rotas internacionais mais movimentadas. Além disso, ainda de acordo com o estudo, o crescimento tem a ver com as ambições da Arábia Saudita em relação à sua Visão 2030, com o objetivo de fazer o tráfego aéreo crescer substancialmente na próxima década.

Rotas domésticas mais movimentadas

Nove das 10 principais rotas domésticas mais movimentadas estão dentro da região Ásia-Pacífico. Em 2022, a rota aérea doméstica mais movimentada foi entre Jeju International e Seoul Gimpo International, na Coréia do Sul. A rota se manteve na primeira posição ao longo a pandemia, com as operadoras operando em média de 224 voos por dia nesta curta distância entre a capital da Coreia do Sul e popular destino sul-coreano de lazer.

Screen Shot 2022-10-13 at 21.40.31

As 10 rotas domésticas mais movimentadas nos últimos 12 meses (Reprodução/OAG)

Três das 10 rotas aéreas mais movimentadas estão no Japão, que tem um dos mercados domésticos mais movimentados do mundo. As outras rotas aéreas estão espalhadas pela Coréia do Sul, Vietnã, Austrália, Índia, China e Indonésia. Outra curiosidade é que a única rota dentro do ranking que está fora da Ásia-Pacífico é entre Jeddah e Riad, na Arábia Saudita, onde as transportadoras operam cerca de 100 voos por dia entre as duas cidades.

O destaque positivo fica por conta da China. Algumas das maiores rotas aéreas domésticas chinesas estavam no Top 10 pré-pandemia, mas, com as reduções contínuas na capacidade aérea por conta das restrições contra a Covid-19, acabaram ficando de fora deste ano. A exceção é a maior das rotas domésticas chinesas, entre Pequim e Xangai, que figura na posição dez do ranking.

As rotas mais longas do mundo

A rota aérea mais longa atualmente em operação, fica entre Nova York, nos Estados Unidos, e Cingapura, distantes por 15.332km. Esta rota é operada pela Singapore Airlines em um A350-900 e a duração média de voo é de 18 horas e 40 minutos. A segunda rota mais longa do mundo, operada pela United, liga Cingapura à Newark, nos Estados Unidos, com seus 15.329km, apenas três quilômetros a menos do que a rota mais longa de 2022.

Screen Shot 2022-10-13 at 22.11.00

As 10 rotas mais longas operadas atualmente (Reprodução/OAG)

A terceira rota mais longa do mundo liga Londres, na Inglaterra, e Perth, na Austrália, e é operada pela Qantas. O voo tem duração de 16h45, é o tempo que leva para percorrer os 14.498km de distância entre as duas cidades. Já a quarta rota mais longa liga Nova York, nos Estados Unidos, a Auckland, na Nova Zelândia, operada por United e Air New Zealand. São 16h15 para percorrer os 14.208km de distância entre as duas cidades.

As rotas mais competitivas do mundo

Screen Shot 2022-10-13 at 22.17.05

As 10 rotas mais competitivas do mundo nos últimos 12 meses (Reprodução/OAG)

Das 10 rotas aéreas mais competitivas do mundo, as ligações entre Cairo, no Egito, e Jeddah, na Arábia Saudita, têm o maior número de transportadoras concorrendo (nove!). O mesmo vale para os voos entre Da Nang e Seoul/Incheon, que também têm nove companhias aéreas realizando a mesma rota. Neste ranking, cinco das 10 rotas mais competitivas são operadas por oito operadoras e duas dessas rotas começam ou terminam no aeroporto de Seul Incheon.

A maior frequência diária é na rota Cairo-Jeddah, onde as nove transportadoras operam 36 serviços, com Cairo-Riad um pouco atrás, com 23 voos diários. Nas demais rotas, a frequência diária média é de 8 voos.

Receba nossas newsletters