Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Demanda aérea doméstica bate recorde ao avançar 5,27% em novembro

País está na 16ª colocação de ranking com 25 países

Foram quase 8 milhões de viagens domésticas realizadas no mês

A procura por viagens aéreas dentro do Brasil apresentou alta de 5,27% em novembro, se comparado ao mesmo mês do ano passado. O número estabelece um recorde para o mês de novembro com a companhias produzindo, em valores absolutos, cerca de 8 bilhões de RPK (passageiros-quilômetros transportados). A oferta também cresceu, com 4,12%, segunda maior marca para novembro, perdendo apenas para o mesmo mês em 2014.

Ao todo foram 7,8 milhões de viagens domésticas realizadas no mês, de acordo com os números da Abear, que são a consolidação das estatísticas das empresas Avianca, Azul, Gol e Latam e contemplam mais de 99% do mercado doméstico.

De janeiro a novembro deste ano, na comparação com o mesmo intervalo em 2017, a demanda aérea doméstica cresceu 4,47%, para uma oferta ampliada em 4,88%. O fator de aproveitamento do ano é de 81,10%, com pequena piora de 0,31 ponto percentual. Os passageiros transportados no período somam 84,5 milhões, apresentando crescimento de 3,58%, o que representa 2,9 milhões de pessoas a mais do que no ano passado.

INTERNACIONAL

As estatísticas para os voos internacionais também são positivas. As associadas Abear abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira. As estatísticas recentes de oferta, demanda e quantidade de passageiros transportados das associadas em novembro também bateram recordes para o mês. Isso se traduz em crescimento de 19,32% na demanda, de 20,66% na oferta e de 9,17% no volume de passageiros. Foram 748 mil viajantes transportados.

No acumulado de janeiro a novembro, alta de 16,03% na demanda, de 19,70% na oferta e de 11,78% na quantidade de viagens realizadas, com quase 8,5 milhões de passageiros transportados.

Receba nossas newsletters