Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Embratur reúne políticos e trade para celebrar receitas oriundas do turismo internacional

WhatsApp Image 2024 02 08 at 12.12.40 e1707409035560 Embratur reúne políticos e trade para celebrar receitas oriundas do turismo internacional

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

RIO DE JANEIRO – A Embratur celebrou na manhã desta quinta-feira (8), no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), o recorde histórico de receitas oriundas do turismo internacional: foram US$ 6,9 bilhões, o equivalente a R$ 34,5 bilhões, maior resultado da série histórica iniciada em 1995. Para comemorar a marca, a Agência realizou uma ação surpresa para receber os turistas oriundos do Chile com a bateria de samba da Mangueira.

Em 2023, o Brasil retornou aos patamares pré-pandemia em número de turistas internacionais que ingressaram no país, com cerca de 6 milhões de visitantes. No período, a chegada de chilenos foi maior da série histórica, o que recolocou o país andino na terceira colocação entre os principais emissores. Foram 458,5 mil, o equivalente a 7,7% do total de turistas internacionais recebidos.

“É também um momento de olhar para frente, de firmar parcerias para seguir ampliando a conectividade aérea e a qualificação dos nossos serviços turísticos no Rio de Janeiro e em todo o país”

“É um momento de celebrar esse recorde com uma surpresa para o turista estrangeiro que simboliza nosso maior ativo, a receptividade e a alegria do povo brasileiro. Mas é também um momento de olhar para frente, de firmar parcerias para seguir ampliando a conectividade aérea e a qualificação dos nossos serviços turísticos no Rio de Janeiro e em todo o país. Quando o turismo cresce, é mais emprego e renda aqui no Brasil”, disse Marcelo Freixo.

AUTORIDADES – Além de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, estiveram presentes os ministros do Turismo, Celso Sabino, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do prefeito Eduardo Paes, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do presidente da RIOgaleão, Alexandre Monteiro, além de representantes do trade turístico nacional como Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, e Jurema Monteiro, presidente da Abear.

Assinaturas de acordos

Também ocorreu a assinatura de acordos para ampliar a malha aérea internacional com companhias aéreas nacionais e estrangeiras. Além da assinatura de parceria entre a Embratur e a Prefeitura do Rio de Janeiro com o objetivo de
implementar um monitoramento de dados em estatísticas do turismo carioca.

A parceria é inédita e visa construir a primeira iniciativa com base nas orientações da ONU Turismo (antiga OMT) para o Monitoramento da Sustentabilidade do Turismo, que servirá como base futura para outras cidades turísticas no Brasil que passarão a contribuir com a Embratur na geração de inteligência.

Receba nossas newsletters