Você sabia que 2/3 dos voos domésticos operados diariamente no Brasil partem ou chegam no Estado de São Paulo? Ou seja, das cerca de 2,1 mil partidas e chegadas que acontecem no Brasil todos os dias, 1,4 mil tem São Paulo como destino final ou origem. É o que disse Ruy Amparo, diretor de Operações e de Segurança de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), em entrevista ao M&E.
“Hoje temos 2.100 voos diários na aviação comercial doméstica brasileira, que chamamos de 121 pelo transporte regular de passageiros, isso sem contar o transporte de cargas e de frete. Destes, 700 partem de São Paulo todos os dias, majoritariamente dos aeroportos metropolitanos como Congonhas, Guarulhos e Viracopos, sem contar o percentual significativo do interior do estado. Enquanto isso, há 700 voos que decolam diariamente de todo o Brasil com destino a São Paulo”, disse Ruy.
No Brasil, 2/3 da aviação comercial diz respeito a uma chegada ou a uma partida a/de São Paulo. “O que é totalmente coerente com a pujança de negócios, do turismo, do tamanho da população do estado”
No Brasil, portanto, 2/3 da aviação comercial diz respeito a uma chegada ou a uma partida a/de São Paulo. “O que é totalmente coerente com a pujança de negócios, do turismo, do tamanho da população do estado. São Paulo é uma grande fonte de turistas para o Brasil e exterior. E é bom frisar que estes voos (1,4 mil) são apenas domésticos, sem contar o internacional. O estado é um grande emissor de turistas e negócios, e é a aviação transporta”, frisou o diretor da Abear.
“Agora, com os projetos do Governo do Estado de investir em conectividade aérea e no incremento de voos, a qual a Abear faz parte, esta proporção deve mudar, mas não muito, porque o Brasil está voltando a crescer quase como um todo”
Estes 2/3 é uma proporção que se mantém desde antes da pandemia e pode até aumentar. “Agora, com os projetos do Governo do Estado de investir em conectividade aérea e no incremento de voos, a qual a Abear faz parte, esta proporção deve mudar, mas não muito, porque o Brasil está voltando a crescer quase como um todo. Inclusive há uma iniciativa nossa que é o stopover, permitindo parar em São Paulo por até três dias sem custo adicional na passagem aérea”, destacou Amparo.
INTERIOR – Destaque também para o interior de São Paulo, que contribui para esta proporção. “O interior é uma potência, com Ribeirão Preto, Araçatuba, entre tantos outros destinos, logo a tendência é seguir crescendo o número de voos. A aviação regional vem ganhando cada vez mais visibilidade e está cumprindo o seu papel”, finalizou