SÃO PAULO – A Ethiopian Airlines anunciou nesta semana a redução de suas frequências para São Paulo e Buenos Aires. Porém, segundo os executivos da companhia, Girum Abebe, diretor da Ethiopian na América Latina, e Raphael de Lucca, gerente de Vendas no Brasil, a ação foi uma estratégia para equilibrar as contas, já que os voos permaneciam com altas taxas de ocupação nos dois destinos. Entre os motivos apresentados estão a alta do dólar – que teve impacto negativo, em especial na Argentina, as eleições no Brasil e a Copa do Mundo.
Segundo Lucca, a decisão de reduzir o número de voos de São Paulo e Buenos Aires está relacionada diretamente ao lucro. “Apesar de sermos uma empresa 100% estatal, nossa atividade é focada em resultados. A decisão de tirar voos foi para manter o equilíbrio financeiro da companhia, já que em 2018 tivemos um queda no valor da tarifa e, apesar dos voos com boa ocupação, elevou o custo da operação. Foi mesmo uma precaução com a sustentabilidade das operações”, comentou. Outro motivo atribuído foi o aumento do combustível de aviação.
De acordo com o gerente, a companhia continua apostando no mercado latino-americano, em especial no Brasil, e está muito tranquila com a diminuição da oferta de cerca de 15%. “Se percebermos que o mercado está reagindo e as condições melhorarem, podemos responder com rapidez colocando um novo voo de imediato para atender os passageiros. Temos aeronaves a disposição e pilotos treinados para assumir esse compromisso”, contou Lucca.
Para 2019, a meta da Ethiopian no Brasil é focar no desenvolvimento da Business Class, uma forma de ganhar rentabilidade mesmo com a oferta menor. O produto é exclusivo com serviços diferenciados, que atraem o mercado corporativo, mas também atende a demanda reprimida do lazer. A classe oferece experiências culturais como vinhos, café e cerveja etíopes, além de prato típico em voos saindo de Addis Abeba.
RESULTADOS
Em 2018, a Ethiopian registrou recordes financeiro, operacional e comercial. A companhia registrou lucro líquido de US$ 243 milhões, abriu operação em oito novos destinos e transportou 11 milhões de passageiros, crescimento de 21%. A receita de operações, por sua vez, cresceu 43%, chegando aos US$ 3,18 bilhões. Sua frota possui 111 aeronaves e há pedido para mais 63 novas, entre elas 14 A350-900 e 29 B737 MAX 8s. Atualmente, a Ethiopian voa para mais de 119 destinos internacionais em cinco continentes.
Esses resultados fazem parte dos objetivos gerais do plano da companhia intitulado Visão 2025, que prevê receita de US$ 10 bilhões, 120 destinos internacionais e 26 destinos domésticos operados, 140 aeronaves e 22 milhões de passageiros. Segundo Girum Abebe, muitas dessas metas já foram alcançadas antes do previsto, como por exemplo, a conclusão da expansão do aeroporto de Addis Abeba e a inauguração de um hotel dentro do aeroporto.
Em janeiro de 2019, foi entregue a expansão do aeroporto para 22 milhões de passageiros junto com um dos maiores hotéis da África, o Ethiopian Skylight Hotel, com capacidade para mais de mil quartos. A primeira fase já inaugurada conta com 373 UHs e a segunda fase, já em obras, terá 637 UHs, além de salas de conferências para até 2,5 mil participantes.
DESTINO
A Etiópia não é um país muito conhecido pelos brasileiros. Mas o destino, em cooperação com a Ethiopian, quer mudar esse cenário. Entre as ações foi criado o stopover em Addis Abeba, que dá a oportunidade do passageiro ficar mais tempo na Etiópia de forma gratuita.
Para passageiros em conexão, que já possuem bilhetes, há ainda a possibilidade de comprar voos domésticos operados pela Ethiopian com descontos. Segundo os executivos, o destino vem passando por uma transformação e quer mostrar isso ao mundo. Outra facilidade para os turistas foi a criação do e-visa que é válido para todas as nacionalidades. Ao longo do ano, será feito no Brasil uma série de ações promocionais e de divulgação.
SITE
A Ethiopian já possui um site, que pode ser traduzido em português, para vendas online. Mas a partir de agora, as compras podem ser parceladas em 6x sem juros, em reais e sem cobrança de IOF. E na próxima segunda (18) estará no ar uma campanha de descontos. Para compra de bilhetes a partir de Guarulhos há desconto de 5% no site e 10% no mobile. Com as facilidades, a expectativa é que as vendas online aumentem. Ainda assim, os agentes e operadores são o principal canal de vendas da companhia, responsáveis por 65% das vendas.