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Aviação

Ethiopian afirma que redução de voos para SP e Buenos Aires foi estratégico

Raphael de Lucca e Girum Abebe

Redução de voos não tira importância do mercado brasileiros (Foto: Eric Ribeiro)

SÃO PAULO – A Ethiopian Airlines anunciou nesta semana a redução de suas frequências para São Paulo e Buenos Aires. Porém, segundo os executivos da companhia, Girum Abebe, diretor da Ethiopian na América Latina, e Raphael de Lucca, gerente de Vendas no Brasil, a ação foi uma estratégia para equilibrar as contas, já que os voos permaneciam com altas taxas de ocupação nos dois destinos. Entre os motivos apresentados estão a alta do dólar – que teve impacto negativo, em especial na Argentina, as eleições no Brasil e a Copa do Mundo.

Segundo Lucca, a decisão de reduzir o número de voos de São Paulo e Buenos Aires está relacionada diretamente ao lucro. “Apesar de sermos uma empresa 100% estatal, nossa atividade é focada em resultados. A decisão de tirar voos foi para manter o equilíbrio financeiro da companhia, já que em 2018 tivemos um queda no valor da tarifa e, apesar dos voos com boa ocupação, elevou o custo da operação. Foi mesmo uma precaução com a sustentabilidade das operações”, comentou. Outro motivo atribuído foi o aumento do combustível de aviação.

De acordo com o gerente, a companhia continua apostando no mercado latino-americano, em especial no Brasil, e está muito tranquila com a diminuição da oferta de cerca de 15%. “Se percebermos que o mercado está reagindo e as condições melhorarem, podemos responder com rapidez colocando um novo voo de imediato para atender os passageiros. Temos aeronaves a disposição e pilotos treinados para assumir esse compromisso”, contou Lucca.

Para 2019, a meta da Ethiopian no Brasil é focar no desenvolvimento da Business Class, uma forma de ganhar rentabilidade mesmo com a oferta menor. O produto é exclusivo com serviços diferenciados, que atraem o mercado corporativo, mas também atende a demanda reprimida do lazer. A classe oferece experiências culturais como vinhos, café e cerveja etíopes, além de prato típico em voos saindo de Addis Abeba.

RESULTADOS

Em 2018, a Ethiopian registrou recordes financeiro, operacional e comercial. A companhia registrou lucro líquido de US$ 243 milhões, abriu operação em oito novos destinos e transportou 11 milhões de passageiros, crescimento de 21%. A receita de operações, por sua vez, cresceu 43%, chegando aos US$ 3,18 bilhões. Sua frota possui 111 aeronaves e há pedido para mais 63 novas, entre elas 14 A350-900 e 29 B737 MAX 8s. Atualmente, a Ethiopian voa para mais de 119 destinos internacionais em cinco continentes.

Novo aeroporto de Addis Abeba

Novo aeroporto tem capacidade de atender 22 milhões de passageiros

Esses resultados fazem parte dos objetivos gerais do plano da companhia intitulado Visão 2025, que prevê receita de US$ 10 bilhões, 120 destinos internacionais e 26 destinos domésticos operados, 140 aeronaves e 22 milhões de passageiros. Segundo Girum Abebe, muitas dessas metas já foram alcançadas antes do previsto, como por exemplo, a conclusão da expansão do aeroporto de Addis Abeba e a inauguração de um hotel dentro do aeroporto.

Em janeiro de 2019, foi entregue a expansão do aeroporto para 22 milhões de passageiros junto com um dos maiores hotéis da África, o Ethiopian Skylight Hotel, com capacidade para mais de mil quartos. A primeira fase já inaugurada conta com 373 UHs e a segunda fase, já em obras, terá 637 UHs, além de salas de conferências para até 2,5 mil participantes.

DESTINO

A Etiópia não é um país muito conhecido pelos brasileiros. Mas o destino, em cooperação com a Ethiopian, quer mudar esse cenário. Entre as ações foi criado o stopover em Addis Abeba, que dá a oportunidade do passageiro ficar mais tempo na Etiópia de forma gratuita.

Para passageiros em conexão, que já possuem bilhetes, há ainda a possibilidade de comprar voos domésticos operados pela Ethiopian com descontos. Segundo os executivos, o destino vem passando por uma transformação e quer mostrar isso ao mundo. Outra facilidade para os turistas foi a criação do e-visa que é válido para todas as nacionalidades. Ao longo do ano, será feito no Brasil uma série de ações promocionais e de divulgação.

SITE

A Ethiopian já possui um site, que pode ser traduzido em português, para vendas online. Mas a partir de agora, as compras podem ser parceladas em 6x sem juros, em reais e sem cobrança de IOF. E na próxima segunda (18) estará no ar uma campanha de descontos. Para compra de bilhetes a partir de Guarulhos há desconto de 5% no site e 10% no mobile. Com as facilidades, a expectativa é que as vendas online aumentem. Ainda assim, os agentes e operadores são o principal canal de vendas da companhia, responsáveis por 65% das vendas.

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