Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Serviços / Tecnologia

Fórum ALTA: SITA destaca a rápida evolução da tecnologia no mercado brasileiro

Luiz Castanha, diretor de Vendas da SITA cópia

Luiz Castanha, diretor de Vendas da SITA (Eric Ribeiro/M&E)

BRASÍLIA – Elevar a satisfação dos passageiros através da tecnologia é a essência da SITA, lider em Tecnologia da Informação na indústria aeroportuária. Em coletiva de imprensa realizada neste primeiro dia de Fórum ALTA Airline Leaders 2019, a empresa apresentou a 13ª Pesquisa Global do Comportamento de Passageiro, realizada em 20 países que representam mais de 70% da movimentação mundial.

O diretor elencou áreas que geram bastante preocupação por conta da insastifação dos clientes: ambiente de bagagens, a conectividade e agilidade na leitura de passaporte. “São áreas em que a tecnologia poderia ajudar bastante. Hoje temos mais de 1,3 mil companhias aéreas em todo o mundo que transportam 4,4 bilhões de passageiros. Este número só tende a aumentar, e a tecnologia vai ser chave para processar esta enorme demanda”, afirmou o diretor de Vendas da SITA no Brasil, Luiz Castanha.

“Hoje temos mais de 1,3 mil companhias aéreas em todo o mundo que transportam 4,4 bilhões de passageiros. O número só tende a aumentar, e a tecnologia vai ser chave para processar esta enorme demanda”, afirmou o diretor de Vendas da SITA no Brasil, Luiz Castanha.

O executivo afirma que a tecnologia de fato consegue melhorar a satisfação dos passageiros. “A tecnologia contribui para alerta de voos, para atualização de informações sobre voo, para o processo de biometria, entre outros processos. O incrível é como o brasileiro já está acostumado e aberto a fornecer suas credenciais biométricas para serem utilizadas na jornada de viagem. Hoje 85% dos pesquisados utilizam a tecnologia para reservas de passagens aéreas, no Brasil este número já chega a 83%”, destacou Castanha.

Brasil cada vez mais tecnológico

E a grande surpresa ficou por conta do mercado brasileiro, que tem ficado acima da média quando o assunto é a utilização da tecnologia nos processos de viagens, como check-in, controle de passaportes e embarque. “O Brasil hoje tem números acima da média global e segue tendências. É o caso do acompanhamento de bagagens. Enquanto no mundo, o número de passageiros que deseja receber informações sobre a bagagem via telefone varia de 63 a 79%, no Brasil este número sobre de 73 para 87%”, frisou Luiz.

Embora a tecnologia no Brasil não esteja disponível em todos os mercados, a transformação digital vem sendo incorporada pelos passageiros num ritmo avançado. “Esbarramos ainda, porém, na infraestrutura dos aeroportos. Outro ponto importante é o regulamento destas informações pelo Governo Federal e a questão do recebimento de bagagens, processo no qual causa estresse ao passageiro e que acreditamos que a tecnologia pode ajudar. O Brasil tem uma relação muito próxima ao mercado global para a tecnologia, e essa automação de processos acaba elevando a satisfação dos passageiros”, finalizou o diretor de Vendas da SITA.

SITA no Fórum ALTA Airline Leaders 2019

Além de divulgar a pesquisa inédita de satisfação de passageiros e  a exposição interativa das novas tecnologias, a SITA no evento se dará de forma completa. A empresa terá um estande em que o visitante poderá experimentar o uso da biometria na identificação, check-in e despacho de bagagem, verificando exatamente como funciona em aeroportos que adotam a tecnologia. Os sistemas de rastreio de bagagens e de controle de aeroportos através de realidade virtual também serão demonstrados.

A empresa ainda estará presente em importantes painéis. No dia 29, às 09h, Diana Einterz, Presidente da empresa nas Américas, participa, ao lado das principais mulheres executivas do setor, de uma conversa sobre as necessidades que a indústria e a região precisam, a longo prazo, para melhorar a competitividade e atender, da melhor forma, à crescente e variável demanda de passageiros.

O M&E é media partner do Fórum ALTA Airline Leaders 2019 e viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e do Nobile Monumental Brasília

Receba nossas newsletters