Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades / Destinos

França aplicará ecotaxa às passagens de avião a partir de 2020

O contrato inclui inicialmente 113 aeronaves da família Airbus A320 operadas pela Air France

Air France emitiu um comunicado dizendo que a nova taxa penalizará a competitividade da companhia

A França vai aplicar uma taxa ecológica, que terá variação de 1,50 a 18 euros, sobre as passagens de avião. O imposto será aplicado a todos os voos que decolarem de aeroportos franceses a partir de 2020 — exceto aos voos de conexão, os que vão para a ilha mediterrânea francesa da Córsega e para os territórios ultramarinos franceses.

O governo francês espera que esse novo imposto arrecade 180 milhões de euros por ano a partir de 2020, que serão investidos em infraestrutura de transporte mais ecológica, especialmente ferroviária. A taxa será de 1,50 euro para a classe econômica (9 euros para a classe executiva) dos voos domésticos e intraeuropeus, e de 3 euros na classe econômica (18 euros na executiva) para os voos com destino fora da União Europeia.

Após o anúncio, a Air France emitiu um comunicado dizendo que a nova taxa penalizará a competitividade da companhia. O grupo estimou que a medida lhe fará perder mais de 60 milhões de euros (R$ 253 milhões) por ano.

A Suécia introduziu um imposto similar em abril de 2018, que implicou em uma taxa adicional de até 40 euros para os passageiros, em uma tentativa de baixar as emissões de CO2.

Receba nossas newsletters