Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Gol lança aeronave ‘verde’ inédita e anuncia reciclagem ‘em dobro’ de resíduos a bordo

Aeronave GOl verde Gol lança aeronave 'verde' inédita e anuncia reciclagem 'em dobro' de resíduos a bordo

B737 MAX da Gol totalmente verde em prol do meio ambiente (Pedro Menezes/M&E)

CONFINS – Quando a Gol decidiu convidar o M&E para participar daquele que seria um dos seus mais importantes eventos do ano, já sabíamos que boas notícias viriam. No convite a companhia prometia um grande lançamento ligado à sustentabilidade e ao meio ambiente. Dito e feito. Nesta segunda-feira (18), no Gol Aerotech, seu Centro de Manutenção, em Confins (MG), a Gol apresentou uma aeronave com pintura inédita, predominantemente verde, como parte de sua campanha #MeuVooCompensa.

Em prol do meio ambiente, a Gol deixou de lado a cor laranja para pintar uma aeronave de verde, que ficará assim até 2033! A aeronave já começa a voar nesta segunda (18)

Participaram do evento, que revelou uma série de novidades além da própria aeronave, a gerente de Marketing, Andreia Piagentini, o vice-presidente de Operações, Andre Cruz, e o gerente de ESG, Felipe Sobrinho. Mas, por que ter uma aeronave temática sobre o meio ambiente? De acordo com Piagentini, a aeronave é um outdoor ambulante, voa para mais de 65 bases da Gol, levando uma mensagem de forma provocativa para todos os passageiros: a ajuda ao meio ambiente.

IMG 6879 Gol lança aeronave 'verde' inédita e anuncia reciclagem 'em dobro' de resíduos a bordo

Cristiane Calixto, head da Moss Earth de Compliance e Sustentabilidade, com André Cruz, Andreia Piagentini e Felipe Sobrinho, da Gol, e Marcos Mattos, diretor da eureciclo

“Nosso avião acaba sendo um canal de comunicação. É por isso que escolhemos ter uma aeronave verde. Ousamos bastante neste sentido. A aeronave não vai ter algo especial sempre, mas uma propagadora da nossa mensagem. Hoje, teremos um voo inaugural para Congonhas com a nova aeronave que tem o mesmo serviço. Nesta aeronave, o cliente vai ser convidado a pensar mais sobre este assunto”, destacou a gerente de Marketing da Gol.

“É por isso que escolhemos ter uma aeronave verde. Ousamos bastante neste sentido. A aeronave não vai ter algo especial sempre, mas uma propagadora da nossa mensagem”

A pintura foi feita num B737 MAX, realizada na Gol Aerotech, de responsabilidade do Hub Criativo de Marketing da Gol, que ficará com esta nova cara durante 10 anos e ainda conta com uma personalização interna. A aeronave #MeuVooCompensa começa a voar nesta segunda-feira (18), de Confins para Congonhas e, a partir daí, para todas as bases da Gol. O M&E foi o único veículo do trade a cobrir o lançamento e embarcar nesta aeronave especial com pegada sustentável.

Resíduos a bordo reciclados em dobro

IMG 6870 Gol lança aeronave 'verde' inédita e anuncia reciclagem 'em dobro' de resíduos a bordo

Felipe Sobrinho, gerente de ESG da Gol, e Marcos Mattos, diretor da eureciclo

Outro grande destaque anunciado pela Gol neste grande evento foi uma parceria inédita com a empresa eureciclo para passar a compensar todos os resíduos gerados a bordo. Mas não é só compensar. A Gol se comprometeu em reciclar em dobro, ou seja, 200% de tudo que é utilizado a bordo, bem acima dos 22% exigidos pela legislação brasileira, compondo assim o grande guarda chuva da campanha #MeuVooCompensa.

Marcos Mattos, diretor da eureciclo, detalhou a nova ação. “A Gol vai garantir a reciclagem em dobro de todos os resíduos. É algo muito parecido com a lógica do carbono. Com a Gol, haverá a regeneração. Com isso, a cada embalagem de plástico, papel ou vidro utilizada a bordo, a Gol vai compensar o dobro. Por isso que são 200%. A Gol se comprometeu, portanto, a reciclar mais do que utiliza. Isso é um volume que equivale a mais de mil toneladas em um ano”, destacou o diretor.

“A Gol se comprometeu em reciclar em dobro, ou seja, 200% de tudo que é utilizado a bordo, bem acima dos 22% exigidos pela legislação brasileira”

Já o gerente de ESG da Gol, Felipe Sobrinho, além de divulgar a grande novidade, ainda comentou sobre o caminho que a Gol vem percorrendo desde 2021, quando se tornou a primeira companhia aérea a oferecer a compensação voluntária de carbono. “Logo depois, veio a primeira rota carbono neutro, entre Recife e Noronha. Em dezembro, veio a segunda rota, entre Congonhas e Bonito. Já em março de 2021, veio a implementação de compensação voluntária para o B2C no momento da compra, em um clique. E agora, em 2023, vem o Book Claim, no qual a Gol compra créditos de neutralização de carbono”, disse o executivo.

“Com a Gol, haverá a regeneração. Com isso, a cada embalagem de plástico, papel ou vidro utilizada a bordo, a Gol vai compensar o dobro”

PAPERLESS – Outro ponto que ganhou destaque na apresentação é que todas as tarefas de manutenção executadas na Aerotech são feitas por tablets e computadores. E o projeto paperless quer chegar na organização como um todo, envolvendo escritórios e voos. Tanto é que toda a questão da navegação é feita por meio digital. Os manuais já são aprovados para serem digitais, o que consiste em cerca de 100 quilos a menos de papel por voo.

IMG 6867 Gol lança aeronave 'verde' inédita e anuncia reciclagem 'em dobro' de resíduos a bordo

Felipe Sobrinho gerente de ESG, ao lado de Andreia Piagentini, gerente de Marketing da Gol, e André Cruz, VP de Operações

BOOK & CLAIM – Outra novidade anunciada em 2023 foi o Book & Claim. Ou seja, através deste programa, a Gol acaba se apropriando dos créditos de carbono de outras empresas, via parceria, o que permite a companhia realizar a neutralização de todas as suas emissões através destes créditos. Essa ferramenta auxilia as melhorias e a eficiência operacional no processo de produção de combustível sustentável que a Gol já está investindo.

#MeuVooCompensa

A iniciativa de oferecer aos clientes a possibilidade de compensarem a pegada carbônica deixada por suas viagens completou um ano em junho, com mais de 7 toneladas de CO2 compensadas pelos clientes, o equivalente a 36 hectares de florestas preservadas – ou ainda a 12 campos de futebol de natureza nativa em solo brasileiro mantida intacta.

A compensação de carbono em voos nacionais e internacionais da Gol é realizada por meio do MCO2, primeiro token verde totalmente global lastreado em blockchain. O valor gerado pela transação do token destina-se a neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.

Receba nossas newsletters