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Aviação / Turismo em Dados

Gol tem alta de 48% em vendas diárias e planeja aumentar capacidade no 4T21

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A companhia amortizou cerca de R$ 518 milhões de dívida total no trimestre

A Gol divulgou sua tradicional Atualização ao Investidor sobre suas expectativas para o terceiro trimestre de 2021. A companhia superou as projeções financeiras no trimestre, apesar da desvalorização cambial. Tanto é que a receita unitária de passageiro (PRASK) para o 3T21 tende a ser maior em aproximadamente 5%, quando comparada ao mesmo período do ano passado. A Gol espera uma receita unitária (RASK) 5% maior em relação ao 3T20.

As vendas diárias, por exemplo, encerraram o trimestre em torno de R$ 28 milhões, representando um aumento de 48% em relação ao final do 2T21. Com 82% de taxa de ocupação no trimestre, a Gol segue ajustando sua oferta à demanda. Por falar em ajustes, a Gol ainda planeja aumentar sua capacidade no 4T21 em aproximadamente 30% sobre o 3T21, antecipando uma demanda sazonal mais forte.

“Nosso foco no 4T21 é adequar diligentemente nossa capacidade ao aumento da demanda, tanto no segmento de viagens a negócios como as viagens a lazer em função da temporada de férias, aumentar o inventário de assentos para as vendas da Black Friday e o retorno das rotas internacionais para Punta Cana, Cancún e Montevidéu”, disse Richard Lark, Vice-Presidente Financeiro, da Gol.

“Nosso foco no 4T21 é adequar diligentemente nossa capacidade ao aumento da demanda, aumentar o inventário de assentos para as vendas da Black Friday e o retorno das rotas internacionais para Punta Cana, Cancún e Montevidéu”

Ainda em suas projeções, a companhia informa que a liquidez ao final de setembro foi aproximadamente R$ 1,8 bilhão, composta por R$ 1,1 bilhão em caixa e aplicações financeiras, e R$ 700 milhões em recebíveis. Incluindo os valores financiáveis de depósitos, as fontes de liquidez da Gol totalizam cerca de R$ 3,8 bilhões. “Isso é consistente com os patamares de liquidez da companhia ao longo da pandemia”, informa a Gol.

Para o 3T21, a empresa estima Prejuízo Por Ação (LPA) e Prejuízo Por Ação Depositária Americana (LPADS) de cerca de  R$ 2,581 e US$ 0,991, respectivamente. A margem EBITDA2 no terceiro trimestre, excluindo despesas não operacionais e não recorrentes, por sua vez, está estimada entre 22% e 24%, uma redução em relação à margem do trimestre findo em setembro de 2020 (29%).

Já os os custos unitários ex-combustíveis (CASK ex-comb.) do 3T21, excluindo despesas não operacionais e não recorrentes, indicam redução de aproximadamente 11% em comparação ao CASK ex-combustível reportado no 3T20, principalmente devido ao aumento do número de ASKs em 82%. Os custos unitários com combustível (CASK comb.) indicam aumento de cerca de 45% na comparação trimestral, principalmente devido ao aumento no preço médio do QAV em 49%, o qual é parcialmente compensado pela maior eficiência no consumo de combustível das aeronaves MAX. 87655A alavancagem financeira da Gol, medida pela relação Dívida Líquida/EBITDA UDM, foi aproximadamente 10x no final de setembro. A companhia amortizou cerca de R$ 518 milhões de dívida total no trimestre, incluindo R$100 milhões de dívida financeira e R$418 milhões de dívida com arrendamento de aeronaves.

Em outubro de 2021, a Gol também concluiu os termos para refinanciamento de R$ 1,2 bilhão de dívida de curto prazo, com vencimento final em 2024, trazendo a companhia aos menores níveis de dívida de curto prazo desde 2014. O prazo médio do passivo da Gol aumentou para 3,3 anos.

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