Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Governo reduz intervalo de doses de vacina para viagens internacionais marcadas

aeroporto mtur

Ministério da Saúde também autorizou uma terceira dose de outro imunizante aceito pelo país de destino que não aprovou a Coronavac

O Ministério da Saúde reduziu o intervalo das doses de vacina contra Covid-19 para os brasileiros com viagens internacionais marcadas. Segundo a pasta, a aplicação dos imunizantes deve respeitar o intervalo mínimo de 21 dias para a vacina da Pfizer e 28 dias para a vacina da AstraZeneca. A determinação está em uma nota técnica publicada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (SeCovid).

Além da redução do intervalo dos imunizantes, o ministério ainda permitiu que viajantes vacinados com as duas doses da Coronavac com passagens para países que não possuem autorização para esse imunizante, recebam uma terceira dose de outro imunizante aceito pelo país de destino. Nesse caso, o intervalo mínimo entre a série primária de vacinação e a terceira dose do outro imunizante será de 28 dias.

Implementação

As unidades da Federação e os municípios deverão avaliar as situações individualmente com intuito de encontrarem o melhor esquema vacinal, de acordo com a disponibilidade de vacinas. As medidas também devem garantir a proteção e segurança para a população. Os métodos para comprovação da natureza da viagem ficarão a critério dos entes federados.

Receba nossas newsletters