Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Irã assume responsabilidade por queda de avião da Ukraine Airlines

O Boeing 737-800 apresentou falhas no motor logo após a decolagem; Não há sobreviventes (Foto: Reprodução CNN)

O Boeing 737-800 caiu minutos após a decolagem. (Foto: Reprodução CNN)

O Irã confirmou neste sábado (11) que as Forças Armadas do país foram responsáveis pela queda do Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines, na última quarta-feira (8). Uma investigação interna confirmou que a aeronave foi atingida por mísseis, em uma ação classificada como erro humano.

O comunicado oficial divulgado na TV estatal do Irã afirmou que as partes responsáveis serão punidas. Nas mídias sociais, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, classificou o acidente como “erro imperdoável” e afirmou que as apurações sobre o desastre continuam. O aiatolá Ali Khamenei também se manifestou prestando condolências às famílias das vítimas e pediu às forças armadas que busquem erros e os culpados pelo ocorrido.

Vídeo supostamente mostra momento em que avião é atingido em Teerã. (Reprodução)

Vídeo supostamente mostra momento em que avião é atingido em Teerã. (Reprodução)

O voo PS-752 saiu de Teerã com destino a Kiev, na Ucrânia, e caiu minutos após a decolagem. A aeronave levava 176 pessoas a bordo, sendo 170 passageiros e seis tripulantes, todos mortos na queda. A maioria das vítimas eram iranianas e canadenses, mas o voo também transportava ucranianos, suecos, alemães, afegãos e britânicos.

Informações preliminares apontaram para uma falha no motor, informação questionada por Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, que levantaram a suspeita de que o Boeing teria sido abatido por um míssil iraniano, por engano.

A suspeita ganhou mais força após um vídeo divulgado pela imprensa internacionais que mostra um objeto atingindo um avião. A hipótese era negada pelas autoridades iranianas até a manhã deste sábado.

Receba nossas newsletters