Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades / Vídeos

KLM 100 anos: vídeo mostra a evolução de logomarca

Ao todo a KLM teve 17 logo tipos entre 1919 e 2019

Ao todo, a KLM teve 17 logotipos entre 1919 e 2019

A KLM completa 100 anos em 2019 e para isso lançou um logotipo comemorativo fazendo alusão a data. São 17 designs diferentes em sua marca ao longo deste século de história. O logos sempre acompanharam tendências artísticas e culturais de cada década.

Veja a evolução da logo da KLM abaixo (1919-2019)

A história começou com o Passarinho de Roosenburg, utilizado durante 30 anos. Seu apelido é the finch (de vink em holandês). O arquiteto Dirk Roosenburg foi quem o criou – uma monograma das letras K L M com uma coroa real no topo e asas compostas por sete penas de cada lado.

Na década seguinte o destaque foi para mudança de cores somadas a grafia das letras KLM de maneira separada. O design mais parecido com o utilizado atualmente surgiu em 1959, logotipo que atingiu o ponto crucial em termos de branding na KLM. O departamento de design estava procurando uma maneira de aumentar o reconhecimento da marca, então foram em busca de elementos mais legíveis que se encaixariam num estilo minimalista em 1961.

Em 1991 uma das últimas mudanças significativas, com a escolha de uma única cor, o azul claro, para representar as letras da companhia e a coral real holandesa. No vídeo especial, produzido pelo M&E, você pode acompanhar esta história de evolução.

VÍDEO:

Receba nossas newsletters