Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

KLM anuncia propostas sustentáveis para 2020

B787 DREAMLINER KLM

KLM anuncia propostas sustentáveis para 2020

A KLM anunciou suas propostas sustentáveis para o ano de 2020. Entre combustível e embalagens de alimentos para o voo, a KLM busca se tornar a aérea mais sustentável possível.

Reduzindo a emissão de carbono

A expectativa da aérea é, até 2030, reduzir 15% da emissão de carbono em relação à emissão registrada em 2005. Para fazer isso, 5% do consumo de combustível da companhia passará a ser composto por combustível sustentável de avião (SAF).Ao longo deste ano, a KLM passará a utilizar mais SAF em suas aeronaves, impulsionando a produção sustentável, colaborando ainda mais com os consumidores do Programa Corporativo de Biocombustível da companhia, apoiando pesquisas, e começando novas colaborações.

Esse ano a KLM também está trabalhando para possibilitar a construção de uma nova planta de produção sustentável de querosene na Holanda. A companhia também planeja que os voos partindo do Aeroporto Schiphol sejam abastecidos com querosene sustentável.

Outra medida tomada pela aérea é a compensação de carbono. O recurso fica disponível para os passageiros no momento da compra da passagem, de forma que eles possam pagar um determinado valor, junto às tarifas da passagem. O dinheiro arrecadado será investido  em um projeto de reflorestamento com Certificado Gold Standard. Em 2019, a KLM plantou 680 hectares de floresta tropical. Isso não só ajuda a reduzir as emissões de carbono, como também contribui para a restauração dos ecossistemas naturais e cria emprego para a população local.

Trem

A partir do dia 29 de março, a KLM oferecerá aos passageiros para o voo entre Bruxelas e Schiphol a possibilidade de adquirirem um ticket Air&Rail para o trem bala Thalys, que une as duas cidades. A companhia pretende começar a substituir uma conexão de voo diária pela capacidade de assentos no trem e, com o passar do tempo, reduzir o número de voos entre Bruxelas e Schiphol para zero.

Refeições sustentáveis

A KLM está buscando maneiras de servir refeições a bordo usando xícaras, tampas e copos que serão coletados e reciclados em um “circuito fechado”. Dezembro passado a companhia realizou o primeiro voo teste, de Amsterdã para Vancouver, usando materiais que foram lavados, reciclados e reutilizados.

A tentativa é um passo significativo em prol da preservação ambiental, uma vez que, hoje, a legislação europeia exige que todo o material de catering (em voos de fora da Europa) seja descartado após o uso.

Frota aérea

Em 2020, a KLM pretende realizar um voo de teste do protótipo Flying V, uma maneira mais sustentável de lavar os motores de aeronaves. Faz parte das iniciativas a impressão 3D de novas ferramentas para a manutenção das aeronaves, que serão produzidas a partir dos resíduos descartados durante os voos.

Além disso, a companhia está realizando a eliminação progressiva da frota do Boeing 747, que será substituída nos próximos anos pelo Boeing 777 e pelo 787 Dreamliner. Essas aeronaves mais novas usam menos combustível e emitem menos gás carbônico.

Receba nossas newsletters