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Aviação

Latam Brasil entra em recuperação judicial nos Estados Unidos

Subsidiária brasileira também adere ao chamado "capítulo 11"

Subsidiária brasileira também adere ao chamado “Capítulo 11”

Após pedir sua recuperação judicial nos Estados Unidos, no dia 26 de maio, o Grupo Latam anunciou na madrugada desta quinta-feira (9) que a sua subsidiária brasileira Latam Brasil também foi incluída no processo. Ela passa a se juntar às subsidiárias do Grupo no Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos e Peru pela adesão ao processo de reorganização financeira sob proteção do Capítulo 11 (Chapter 11) da lei norte-americana.

De acordo com a companhia, esta foi, a melhor alternativa para reestruturar as finanças de forma ampla, assegurando sustentabilidade a longo prazo. “A Latam Airlines Brasil também passa a integrar esse processo de reorganização voluntária como um passo assertivo em decorrência do prolongamento da pandemia do Coronavírus”, diz o comunicado da companhia.

“Tomamos esta decisão neste momento para que a empresa possa ter acesso a novas fontes de financiamento. Estamos seguros de que estamos nos movendo de forma responsável e adequada, pois temos o desafio de transformar a empresa para que ela se adapte à nova realidade pós-pandemia e garanta a sua sustentabilidade no longo prazo”, comenta Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil. “Adicionalmente, este movimento pode facilitar o financiamento que está em negociação com o BNDES,  além de oferecer uma opção mais segura ao Banco, já que o DIP (Debtor-in-possession) tem prioridade em relação a outros passivos da empresa”, finaliza.

Jerome Cadier: processo ajudará Laatam a ter acesso a crédito

Jerome Cadier: processo ajudará Latam a ter acesso a crédito

A empresa justifica ainda que uma vez que o ambiente externo ainda não dá sinais fortes de recuperação, aderir ao Capítulo 11 é a melhor opção para a Latam Airlines Brasil ter acesso às novas fontes de financiamentos e fortalecer a nossa posição de liderança na indústria aérea.

Operações normais

A Latam Airlines Brasil garantiu em seu comunicado que está comprometida em preservar a continuidade dos negócios à medida que se reorganiza. Na medida em que confirmado pela Corte americana:

  • A Latam Airlines Brasil seguirá operando os seus voos de passageiros e de carga, assim como estão fazendo as operações das afiliadas do Grupo Latam que já ingressaram no Capítulo 11 em 26 de maio de 2020.
  • Serão respeitadas todas as passagens aéreas atuais e futuras, vouchers de viagem, pontos, reembolsos e benefícios do programa Latam Pass, bem como as políticas de flexibilidade e demais normas vigentes.
  • Os funcionários continuarão sendo pagos e recebendo os benefícios previstos em seus respectivos contratos de trabalho.
  • Os fornecedores receberão tratamento adequado conforme as regras aplicáveis. Os pagamentos dos materiais e serviços entregues a partir de 9 de julho de 2020 e ao longo desse processo fluirão normalmente nos termos do que ficar definido nos autos da reorganização.
  • As agências de viagens e outros parceiros comerciais não sofrerão interrupções em suas interações com o Grupo Latam.

Contexto

Em 26 de maio de 2020, o Grupo Latam Airlines entrou com um pedido de reorganização sob a proteção do Capítulo 11 da lei dos EUA. No entanto, a companhia reiterou que seguirá operando conforme as restrições de viagem e a demanda permitirem, pagando colaboradores, cumprindo obrigações em relação a benefícios e pagando fornecedores essenciais, além de respeitar os pontos Latam Pass e as reservas de voos à medida que trabalha no processo de reorganização pelo Capítulo 11.

“O processo de reorganização financeira com base no Capítulo 11 oferece à Latam uma oportunidade clara e estruturada de trabalhar com nossos credores e outras partes interessadas para reduzir nossa dívida e enfrentar os desafios comerciais que nós, como outros de nossa indústria, estamos enfrentando como grupo. Isso é muito diferente do conceito de falência em outros países e não se trata de uma liquidação”, diz a companhia.

Esclarecimento

No seu comunicado, a Latam esclarece que o processo do Capítulo 11 é muito diferente da recuperação judicial da Lei Brasileira – é um processo conhecido, previsível e utilizado por empresas notórias no setor aéreo mundial que já passaram pelo Capítulo 11 na sua história.

“O Capítulo 11 nos Estados Unidos é o melhor caminho a seguir para alcançar os objetivos do Grupo Latam Airlines e cumprir as suas obrigações, ao mesmo tempo em que a companhia administra de maneira abrangente a sua frota e endereça as suas dívidas. A Latam Airlines Brasil continuará a voar normalmente durante todo o processo do Capítulo 11”, diz a empresa.

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