Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Leilão da 7ª rodada terá Congonhas Santos Dumont e outros 14 aeroportos

Saguão do Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do País

Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do País, para parte de bloco com outros quatro aeroportos

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) aprovou, durante reunião realizada nesta quarta-feira (2), a qualificação de 35 novos projetos do Ministério da Infraestrutura (MInfra). Entre eles estão os 16 aeroportos que farão parte da 7ª rodada de concessões, fase que englobará Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). A previsão é de que o leilão ocorra em 2022.

Assim como no leilão da 5ª rodada, realizado em março de 2019, e o da 6ª, previsto para março de 2021, o da 7ª rodada também será divido em blocos. Desta forma, o vencedor leva todos os aeroportos que compõe o respectivo bloco, uma estratégia do governo para que o interesse em grandes equipamentos, como é o caso de Congonhas, motive a aquisição de aeroportos de menor fluxo.

Ao todo serão três blocos. O primeiro é RJ-MG, que incluirá Santos Dumont (RJ), Jacarepaguá (RJ), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG) e Uberaba (MG). O segundo é o Bloco SP-MS, que inclui Congonhas (SP), Campo de Marte (SP), Campo Grande (MS), Corumbá (MS) e Ponta Porã (MS). O terceiro bloco será o Norte II, com Belém (PA), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Macapá (AP) e outros oito aeroportos regionais do Amazonas, que serão objeto de uma PPP, a primeira aeroportuária a ser realizada pelo Governo Federal.

Os trabalhos para a realização da 7ª rodada começarão logo após o leilão da 6ª rodada.

6ª RODADA

Além de autorizar o modelo da 7ª rodada, o CPPI também definiu a data do leilão da 6ª rodada de concessões para 26 de março de 2021. O edital definitivo deve ser publicado no próximo dia 16 de dezembro. O documento depende da aprovação dos estudos de viabilidade econômica pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Aeroportos da 6ª rodada de concessões

Aeroportos da 6ª rodada de concessões

Ao todo, serão concedidos 22 aeroportos, divididos em três blocos, pelo período de 30 anos. Como na 5ª rodada, não haverá participação da Infraero nos aeroportos e um mesmo concorrente pode arrematar os três blocos. A concessionária participante do leilão deverá ter em sua composição um operador aeroportuário com, no mínimo, 15% de participação societária.

Para concorrer ao leilão dos blocos Central e Norte, a participante precisa ainda ter experiência mínima de um ano no processamento de pelo menos 1 milhão de passageiros. Para o bloco Sul, a exigência de experiência mínima de um ano no processamento de pelo menos 5 milhões de passageiros.

CONFIRA OS BLOCOS DA 6ª RODADA

BLOCO SUL – composto por nove aeroportos: Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul.

BLOCO NORTE – formado por Manaus, Tabatinga e Tefé, no Amazonas; Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre; Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR), totalizando sete aeroportos. A

BLOCO CENTRAL – com seis aeroportos nas cidades de Goiânia (GO), Palmas (TO), Teresina (PI), Petrolina (PE), São Luís e Imperatriz, no Maranhão.

 

 

 

 

 

Receba nossas newsletters