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Aviação

Lufthansa cresce 40% oferta Rio-Frankfurt e renova 474 no voo de SP

Annette Taeuber, diretora geral da Lufthansa no Brasil e Juan Torres, diretor de Projetos Especiais do M&E

Annette Taeuber, diretora geral da Lufthansa no Brasil e Juan Torres, diretor de Projetos Especiais do M&E

A partir de 28 de outubro deste ano, a Lufthansa cresce em 40% sua oferta de assentos para o Rio de Janeiro. Nesta data, a companhia aérea inicia voos diários ligando a capital fluminense a Frankfurt. Até então, a Lufthansa operava com seis frequências diurnas semanais  “O brasileiro prefere viajar no período da noite. Ao tornarmos essa rota diária, passamos a voar nas duas direções nesse horário. Do Rio de Janeiro, a aeronave A340-300 decola às 21h15 e de Frankfurt, o avião parte às 22h”, confirmou Annette Taeuber, nova diretora geral da Lufthansa para o Brasil. A executiva se apresentou oficialmente à imprensa brasileira em encontro nesta quarta-feira (29/08) em São Paulo. Depois de cinco anos sediada na Argentina e liderando as atividades da empresa nos mercados argentino, paraguaio, chileno, uruguaio e boliviano, Annette retorna ao Brasil. “O Brasil tem uma importância na política internacional da Lufthansa. O aumento de 75% na capacidade de assentos no país nos últimos 18 meses reflete esse posicionamento”, argumentou.

Com essa operação noturna, a Lufthansa pretende impulsionar o volume de vendas de passageiros na classe executiva e na primeira classe. Nas rotas que partem de São Paulo e alcançam as cidades de Frankfurt, Munique e Zurique, mais de 50% da receita da companhia aérea é proveniente da ocupação nessas duas classes. Em 2011, a Lufthansa obteve uma ocupação média geral de 84,5%. “Não tenho os números do Brasil fechados, mas garanto que as rotas brasileiras superam essa média mundial”, comentou Annette.

A meta é manter esses índices positivos mesmo com a redução da oferta de poltronas na primeira classe nos voos São Paulo-Frankfurt. A aeronave 747-400 utilizada para essa operação também estará totalmente remodelada no dia 28 de outubro. A classe econômica ganha assentos com um novo design e entretenimento. “Para a primeira classe, incluimos um upper deck, diminuindo de 16 para oito assentos. Além da poltrona em si, o passageiro tem uma cama”, disse a diretora, mencionando que uma tripulação exclusiva foi escalada para o atendimento.

A classe executiva, por sua vez, não terá nenhuma modificação nas rotas que saem do Brasil. Por enquanto, essas novidades estão disponíveis nas operações da Lufthansa nos Estados Unidos e em destinos da Ásia com o boeing 747-8. “Temos um pedido de compra de 20 aviões, sendo que já foram entregues duas aeronaves. O terceiro equipamento integra à nossa frota no mês que vem. Essa modelo de aeronave é ideal para voos de longa distância e sua entrada no mercado brasileiro já está sendo estudado”, adiantou Annette Taeuber. A Lufthansa conta com 698 aviões. A partir desse ano e até 2018, a empresa receberá mais 168 aeronaves, sendo 20 747-8 e 13 modelos Embraer. Desse total comprado da fabricante brasileira, nove serão entregues ainda este ano.

Agências de viagens – A diretora ressaltou que as agências de viagens continuam a ser o principal canal de vendas dos bilhetes da Lufthansa no Brasil. De acordo com ela, é um cenário que não mudará tão logo. “As agências estão cada vez mais se profissionalizando e ainda representam grande parte de nosso share de vendas”, destacou Annette, lembrando que embora a comercialização via internet tenha crescido, ainda não competem em importância com os agentes. “Para rotas de longa distância, o agente de viagem é o principal canal procurado”, finalizou.

Leila Melo

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