Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Lufthansa vai adquirir Brussels Airlines para uma possível integração com Eurowings

94b22103dd4cea7ec1ae100ae33944ea

Brussels Airlines deve fazer parte oficialmente do Grupo Lufthansa já a partir de 2017

O Conselho Administrativo do Grupo Lufthansa aprovou nesta semana o exercício de compra dos 55% de participação restantes da SN Airholding, administradora da Brussels Airlines. Trata-se de mais uma investida estratégica que tende a perpetuar o aumento de participação da maior companhia aérea alemã por toda a Europa.

O negócio deve ser fechado já no começo do ano que vem, uma vez que a compra seja aprovada por todos os outros acionistas da administradora belga. Os outros 45% de participação foram adquiridos em 2009 pelo próprio grupo, que ainda negociou a opção de comprar o resto das ações por não mais do que 250 milhões de euros.

Como podemos ver, não é de hoje que a Lufthansa está interessada nas operações da Brussels Airlines. A maior companhia aérea da Alemanha confia demais no mercado em que a aérea belga atua, tanto é que mantém já há um bom tempo um extenso acordo de compartilhamento de voos e códigos (codeshare), algo que foi facilitado ainda mais por ambas pertencerem a mesma aliança estratégica, a Star Alliance. Para muitos, por conta de todo este íntimo relacionamento, a Brussels Airlines até já fazia parte do Grupo Lufthansa.

O que mais interessa a empresa alemã, neste contexto de adquirir 100% da participação da belga, está na provável e já esperada integração entre Brussels Airlines e Eurowings, bandeira low-cost da alemã. O desejo da Lufthansa é acelerar a expansão da Eurowings através de seus parceiros, tanto é que já fechou contrato de wet-leasing com a airberlin que envolve até 35 aeronaves.

Outro ponto crucial para esta investida é o mercado africano, já que a Brussels tem uma extensa malha aérea por todo o continente, sendo atualmente a companhia número 02 em voo entre Europa Ocidental/Central e África Ocidental. O terceiro interesse, mas não menos importante, está no hub da Bélgica, controlado atualmente pela Brussels Airlines. Embora sem um mercado dominante no Aeroporto de Bruxelas, cerca de 37% dos assentos oferecidos estão nas mãos da Brussels, bem acima do segundo colocado, a Ryanair, que detém 9% deste share.

Receba nossas newsletters