A indústria mundial da aviação comercial acompanha de perto a rápida evolução da Malaysia Airlines nos últimos anos. Após quase encerrar suas operações, em 2014/15, por conta de dois acidentes fatais, que acabaram por manchar sua reputação, aos poucos a companhia malaia ressurge das cinzas como uma fênix.
Na última semana, por exemplo, a Malaysia encomendou nove B787-9s e nesta segunda-feira (18) já anunciou que está em negociação com a Airbus para aquisição de possíveis A330neos. Uma vez concretizada, a aeronave faria parte do novo plano estratégico de renovação de frota ao lado do B787 da norte-americana Boeing. Atualmente, a Malaysia Airlines opera 15 A330-300s e terá o primeiro dos seis A350-900s entregue em novembro deste ano.
Como divulgado pelo M&E, em junho, a companhia também estuda adquirir entre seis e sete A330s (de segunda mão) para acompanhar a boa demanda de reservas para a temporada de verão do hemisfério sul (verão austral), de acordo com o próprio CEO Peter Bellew. Tanto é que já está em conversas avançadas com certas companhias e empresas de arrendamento para adquirir esses widebodies e escalá-los nas rotas atualmente operadas por aeronaves narrowbodies e que duram cerca de cinco horas de voo, como voos para Índia, China e Hong Kong.