Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Meta do governo federal é chegar a 222 aeroportos com voos regulares no Brasil

aeroportos

Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos (Reprodução/Twitter)

Em audiência conjunta das Comissões de Turismo e de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, além de detalhar novidades sobre o programa “Voa, Brasil”, também anunciou a intenção de colocar mais 100 aeroportos regionais em pleno funcionamento até o fim do governo Lula. O primeiro entrou em operação recentemente em Linhares (ES), e a meta é chegar a um total de 222 aeroportos com voos regulares no país.

A redução do “Custo Brasil” nos combustíveis de aviação e o incentivo a práticas internacionais de concorrência por meio de empresas aéreas de baixo custo (“low cost”) também estão nas metas do ministério. Em relação à infraestrutura, Márcio França prevê parcerias com a Infraero e público-privadas para aumentar a capacidade de execução das obras.

“Ter mais pessoas voando”, é um dos desafios do ministro. Além de aumentar o número de pessoas que voam de avião no país, o governo federal tem como prioridade investir na melhoria da infraestrutura dos aeroportos regionais e ampliar a oferta de voos.

“O nosso problema no governo federal hoje não é dinheiro. Nosso problema é conseguir executar as obras. Eu acho que vencer as etapas da burocracia é um desafio especial do Legislativo para encontrar saídas para a gente não ficar com o recurso [parado], sem poder fazer a infraestrutura necessária para o Brasil inteiro”, disse.

CONCESSÕES – Com críticas pontuais à privatização, o ministro também falou sobre as perspectivas de nova licitação em concessões de aeroportos malsucedidas, como Galeão, Viracopos e Natal. Disse ainda que discute com o Ministério da Justiça a criação de uma gestão de inteligência aeroportuária e de mecanismos que evitem transtornos como o enfrentado recentemente pelas brasileiras que tiveram as etiquetas das malas trocadas, no aeroporto de Guarulhos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Receba nossas newsletters