Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Ministério da Fazenda recua sobre desconto no QAV e possível crédito para companhias aéreas

aeroporto inframerica Ministério da Fazenda recua sobre desconto no QAV e possível crédito para companhias aéreas

De acordo com o Ministério da Fazenda, um possível desconto nos preços do querosene da aviação (QAV) não deve ser proveniente de isenções fiscais (Divulgação/Inframerica)

Pouco tempo depois do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmar que governo planeja reduzir preço do QAV e criar um fundo de financiamento da aviação, parece que isso pode não acontecer. De acordo com o Ministério da Fazenda, um possível desconto nos preços do querosene da aviação (QAV) não deve ser proveniente de isenções fiscais, como informou o jornal O Globo. A pasta informou que a queda de preço está diretamente ligada à Petrobras.

De acordo com o jornal O Globo, a redução da cobrança de impostos se torna inviável num momento em que o governo busca a meta zero de déficit para 2024. Por outro lado, o ministro Silvio Costa Filho disse que tem uma reunião marcada com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para buscar auxílio na questão do QAV. Outro ponto relacionado a medida seria um pacote financeiro de R$ 6 bilhões que passaria pelo próprio Ministério da Fazenda e pelo BNDES.

Esse pacote financeiro seria uma possível linha de crédito para ajudar as companhias aéreas, mas, segundo aliados ao ministro Fernando Haddad, como citado pelo O Globo, não há espaço para novas verbas serem liberadas, o que invibializaria o fundo de crédito para as transportadoras. Caso o Ministério da Fazenda não libere, a linha de crédito deverá ser feita junto ao BNDES.

Receba nossas newsletters