Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Governo planeja reduzir preço do QAV e criar fundo de financiamento da aviação, diz ministro

029b760f 445b 4e49 9fce 792391599e13 Governo planeja reduzir preço do QAV e criar fundo de financiamento da aviação, diz ministro

Silvio Costa Filho falou com a imprensa sobre a criação do fundo para aviação (Eduardo Oliveira/MPor)

O Governo Federal quer elaborar um plano para o fortalecimento da aviação civil brasileira. Foi o que disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O titular acrescentou que o planejamento inclui a redução do preço do querosene usado em aviões e a criação de um fundo de financiamento da aviação civil, entre R$ 4 e R$ 6 bilhões, para que as empresas aéreas possam ampliar os investimentos nacionais em manutenção e na compra de novas aeronaves.

Segundo o ministro, o novo fundo destinado às empresas aéreas não tem relação com o Fnac. “Por orientação do presidente Lula, estamos comprometidos a buscar alternativas que visam fortalecer a aviação brasileira. Vamos avançar e, em breve, apresentar ao país e, sobretudo, as companhias aéreas um plano de fortalecimento da aviação brasileira, para que as aéreas possam buscar crédito, se capitalizar e, com isso, poder ampliar investimentos na aviação”, destacou Costa Filho.

“Por orientação do presidente Lula, estamos comprometidos a buscar alternativas que visam fortalecer a aviação brasileira”

O ministro reforçou ainda que está sendo debatido a questão do alto número da judicialização no modal aéreo brasileiro, o que tem prejudicado a entrada de novas empresas no país, a melhoria dos aeroportos no Brasil e a construção de novos aeroportos por meio do Novo PAC.

“De fato, pela primeira vez na história do Brasil, a gente está tendo o compromisso do Governo Federal de avançar numa agenda da aviação brasileira. Apesar de todas as dificuldades, nós tivemos no ano de 2023, em relação a 2022, um crescimento de 15% na aviação brasileira. Agora há um compromisso, mais que nunca no Governo Federal, de ajudar as companhias aéreas para que mais brasileiros possam de fato viajar pelo Brasil”, concluiu Silvio.

Receba nossas newsletters