
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu à Justiça que bloqueie os bens do empresário Sidnei Piva e declare a falência da Viação Itapemirim e da ITA Transportes Aéreos, segundo o jornal O Globo, com a justificativa de que há indícios de uma série de irregularidades cometidas por Piva e gestores das empresas. Entre elas, a descapitalização da Itapemirim, em recuperação judicial, para inaugurar a companhia aérea.
Com pedido de urgência na decisão, a solicitação foi feita pelo promotor Nilton Belli Filho, mas ainda precisa ser apreciada pela Justiça, o que pode ocorrer ainda no recesso do Judiciário dada a urgência. A promotoria também quer que a ITA Transportes Aéreos, com operações suspensas desde o dia 19 de dezembro, seja incluída no processo de recuperação judicial da viação, que aconteceu em 2016.
Na interpretação do promotor Belli Filho, “o fim abrupto da operação da ITA – Itapemirim Transportes Aéreos deverá acarretar uma série de despesas que, a rigor, terão consequências sobre a viação, que não paga credores e funcionários e recentemente anunciou o cancelamento de rotas de ônibus”. Segundo ele, o lançamento da ITA é controverso porque não estava previsto no plano de recuperação judicial da Itapemirim.
Com informações de O Globo