Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Neeleman assina compra da Tap e diz que será a melhor da Europa

Fernando Pinto entre David Neeleman e Humberto Pedrosa

Fernando Pinto entre David Neeleman e Humberto Pedrosa


Durante cerimônia em Lisboa, que marcou a vinda da Tap para Humberto Pedrosa, empresário português em sociedade com o brasileiro David Neeleman, fundador da Azul, o empresário afirmou que tem planos de fazer da Tap a melhor companhia da Europa. O acordo de compra da companhia foi assinado hoje em Lisboa  com representantes do governo português. Na ocasião Neeleman frisou que quer “reconquistar a confiança de colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores”. O dirigente confirmou que tem planos de injetar capital na empresa, que tem mais de € 1 bilhão em dívidas. Ele afirmou que pretende expandir as operações para dez novos destinos nos Estados Unidos e de “oito ou dez” no Brasil, para atrair mais passageiros desses países para a Europa.

“Vamos expandir muito para os Estados Unidos, há muitas oportunidades lá e no Brasil. Mais dez destinos nos EUA achamos que podemos voar, mais oito ou dez no Brasil.Vai ser uma história de crescimento e expansão” afirmou o fundador da companhia brasileira Azul. Atualmente, a Tap opera diretamente voos para Newark, em Nova York, e para Miami. No Brasil opera voos para 11 destinos. Os novos donos afirmaram que também planejam renovar a frota. Pedrosa é presidente do grupo de transportes português Barraqueiro, que detém 50,1% do consórcio vencedor, o Gateway, cumprindo o requisito da nacionalidade europeia obrigatório para quem controla companhias aéreas. A holding DGN, do brasileiro-americano Neeleman, detém os outros 49,9%. Eles pagarão € 354 milhões por 61% da aérea.

O atual presidente da Tap, Fernando Pinto, afirmou que se vai manter à frente da empresa durante a passagem para os novos donos, deixando em aberto o que acontecerá depois.”Ambos somos empreendedores, não somos investidores financeiros, temos conhecimento dos setores onde atuamos” afirmou, segundo reportagem publicada pelo site do português “Jornal de Negócios”.”A Tap é uma empresa portuguesa que iremos fazer crescer de forma sustentável. Estamos nos negócios para ficar, para investir e aqui não será diferente”.

Na cerimônia de assinatura, o ministro da Economia, Antônio Pires de Lima, afirmou que o governo “fez o que tinha de ser feito, para bem da Tap e da nossa economia”. Segundo ele, “hoje não é um dia qualquer para a vida da Tap. Para os portugueses, hoje é um dia de esperança”.Pires de Lima afirmou ainda que “a privatização da Tap é uma história anunciada desde finais dos anos 90, sempre reconhecida como essencial por quem teve responsabilidades no governo, algumas vezes tentada”. Já a ministra das Finanças de Portugal, Maria Luís Albuquerque, afirmou que a privatização da Tap “é a única solução” para assegurar a viabilidade da empresa.Tendo em conta as persistentes dificuldades financeiras da empresa e as restrições legais da União Europeia à recapitalização de uma empresa pública, a privatização é a única solução para assegurar a viabilidade da Tap”

De acordo com o site do jornal português Expresso, Pedrosa é o 15º homem mais rico de Portugal e o maior empregador do setor dos transportes. O Barraqueiro é o líder na Península Ibérica no transporte rodoviário de passageiros, além de ferroviário e metroviário.

*Foto da home por: Expresso, de Portugal (José Carlos Carvalho)

O Globo

Receba nossas newsletters