Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Norwegian considera operar voos domésticos no Brasil; veja detalhes

Aérea havia sido autorizada a operar nos Estados Unidos em decisão do Departamento de Transito americano, no início de dezembro (Foto: Divulgação)

A investida da Norwegian poderia acontecer caso o Brasil aprove a abertura das companhias ao capital estrangeiro (Foto: Divulgação)

Além de já estar pronta para operar voos internacionais entre Brasil e Europa, a Norwegian também considera operar trechos internos no País. A informação foi divulgada pela diretora de Comunicação e Relações Públicas da Norwegian, Charlotte Jacobsson, em reunião com o ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, na Suécia. A investida da Norwegian poderia acontecer caso o Brasil aprove a abertura das companhias ao capital estrangeiro.

A quinta maior empresa de passagens de baixo custo no mundo foi a primeira a obter autorização da Anac para operar no Brasil. Ainda não se sabe qual será a primeira rota a ser implementada. A briga está entre Rio de Janeiro e São Paulo, mas o Ceará iniciou uma ofensiva para atrair a Norwegian para Fortaleza. No pacote de benefícios, está o investimento de US$ 500 mil por rota nos três primeiros anos para promoção e atração de passageiros.

“A entrada das empresas com tarifas de baixo custo é fundamental para conseguirmos desenvolver o turismo num país de dimensões continentais sem tantas opções de locomoção como o Brasil”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. Na Europa, as low-costs chegam a comercializar passagens por menos de 30 euros.

Para o ministro do Turismo, é fundamental que o Congresso Nacional permita a abertura total das companhias aéreas ao mercado internacional. Com a medida, empresas estrangeiras poderão voar no mercado doméstico se abrirem uma filial em território brasileiro. Enquanto Argentina e Colômbia têm nove e oito companhias aéreas operando as rotas domésticas, no Brasil quatro empresas concentram mais de 99% do mercado.

CEARÁ NA BRIGA

Durante o encontro, o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, apresentou os diferenciais competitivos do estado na tentativa de captar mais uma rota entre Fortaleza e Europa. O Ceará promete isenção do ICMS do querosene da aviação, assim como todos os fornecedores e o reabastecimento das aeronaves com produtos alimentícios. “Temos trabalhado fortemente para transformar Fortaleza num hub do norte da América do Sul”.

Receba nossas newsletters