Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Turismo em Dados

Pesquisa: oferta internacional e reservas para voos ao Brasil crescem nas férias de meio de ano

● Crescimento da oferta de assentos internacionais é quatro vezes maior do que a de assentos domésticos
● Como hub na América Latina, São Paulo registra equilíbrio de crescimento nacional e internacional
● Rio de Janeiro, por sua vez, apresenta uma notável expansão da conectividade com mercados europeus
● Mercados emissores mais importantes mostram sinais positivos nas em reservas para voos ao Brasil

20240412 Brazil PR 3 min Pesquisa: oferta internacional e reservas para voos ao Brasil crescem nas férias de meio de ano

Oferta de assentos nacionais e internacionais para os principais mercados turísticos brasileiros em agosto de 2024 (Divulgação)

À medida que as companhias aéreas se adaptam ao cenário das viagens pós-pandemia, a conectividade internacional no Brasil segue melhorando em relação à doméstica. Tanto é que de junho a agosto deste ano, o crescimento na capacidade de assentos internacionais é de 20%, enquanto na doméstica é de apenas 5%, na comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são da ForwardKeys, que também notou uma alta na procura por viagens domésticas no meio do ano.

São Paulo, a principal cidade do país, registra uma alta equilibrada na conectividade internacional e doméstica, com aumentos de capacidade de assentos de +11% e +7%, respectivamente. Em outras partes, o quadro é igualmente otimista, como acontece no Rio de Janeiro (+36%), que apresenta uma notável expansão da conectividade com mercados europeus como Reino Unido, Espanha, Alemanha e Itália (uma nova conexão em 2024), além da conectividade intra-regional.

Minas Gerais (+60%), por sua vez, registra um aumento substancial na capacidade de e para os Estados Unidos, enquanto a Bahia (+57%) se beneficia do aumento das conexões com a Argentina e o Distrito Federal (+24%), por sua vez, vê um aumento nas viagens de mercados regionais.

20240412 Brazil PR 4 min Pesquisa: oferta internacional e reservas para voos ao Brasil crescem nas férias de meio de ano

Variação de reservas de voos ao Brasil entre junho e agosto de 2024, em relação a 2023, a partir dos principais mercados emissores (Divulgação)

E embora o turismo doméstico se destaque mais no meio do ano, as perspectivas para a demanda internacional no Brasil continuam promissoras, já que este período do ano coincide com a temporada de verão no hemisfério norte, e os mercados emissores mais importantes mostram sinais positivos, especialmente os EUA (+7%) e o Canadá (+9%), na América do Norte, e a Itália (+24%) e a Espanha (+27%) entre os mercados europeus, em reservas para voos ao Brasil.

A excepção europeia é a França (-6%), onde a redução da procura externa pode ser atribuída ao fato dos Jogos Olímpicos de Paris terem mantido os viajantes franceses em casa. Destaque interessante para o ressurgimento da procura por parte da Coreia do Sul (+31%), que sinaliza o regresso do turismo asiático, aumentando a diversidade de visitantes internacionais.

Receba nossas newsletters