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Aviação

Plano de reestruturação da Latam é aprovado para votação dos credores

Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam Airlines

Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam Airlines

O Grupo Latam Airlines ganhou aprovação da justiça para enviar seu plano de reestruturação aos credores para a votação para a consequente saída do Chapter 11. A decisão significa que a empresa pode buscar a aprovação final do tribunal para seu plano de reorganização em abril e possivelmente sair do processo de recuperação judicial nos EUA vários meses depois, caso obtenha o apoio de reguladores de valores mobiliários no Chile.

As informações são da Bloomberg e revelam que a companhia aérea obteve uma vitória parcial sobre os devedores neste processo de reestruturação. O juiz de falências dos EUA, James Garrity, rejeitou os argumentos de que a proposta da Latam é  falha para nunca obter a aprovação final do tribunal. A decisão de Garrity ainda permite que credores como Avenue Capital e Pentwater Capital apresentem suas objeções novamente.

Ainda este mês, o juiz marcou uma audiência sobre a aprovação de um acordo de apoio à reestruturação. Esse acordo ajudaria a Latam a aprovar seu plano, garantindo o apoio dos principais credores. A empresa também deve refinanciar ou obter uma extensão de um empréstimo que fez para ajudar a pagar sua reorganização. O chamado empréstimo de devedor em posse vence agora em abril.

Em nota enviada ao M&E, a Latam informou que nessa terça-feira (1°), portanto, “foi realizada mais uma audiência do processo de reorganização do grupo no âmbito do Capítulo 11 no Tribunal dos Estados Unidos e que foi fixada para 10 de fevereiro a conclusão da revisão e aprovação do Disclosure Statement, etapa prévia e necessária para iniciar a votação do Plano de Reorganização apresentado em 26 de novembro do ano passado”.

A Latam disse ainda que “continuará trabalhando para conseguir a aprovação do seu Plano de Reorganização, que permitirá à companhia emergir como um grupo mais fortalecido após o Capítulo 11”.

O plano de US$ 8,19 bilhões

O Grupo Latam e as suas afiliadas no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Estados Unidos apresentaram o Plano de Reorganização para que o grupo saia do Capítulo 11 (Chapter 11), a recuperação judicial nos Estados Unidos, em conformidade com as legislações norte-americana e chilena, em novembro.

O Plano propõe a injeção de US$ 8,19 bilhões (cerca de R$ 46 bilhões) por meio de uma combinação de capital novo, títulos conversíveis e dívida, que permitirá ao grupo sair do Capítulo 11 com a capitalização adequada para executar seu plano de negócios. Após a saída, a Latam deverá ter uma dívida total de cerca de US$ 7,26 bilhões e liquidez de cerca de US$ 2,67 bilhões. O Grupo determinou que esse é um nível de endividamento conservador e uma liquidez adequada num período de incerteza contínua, que permitirá um melhor posicionamento futuro.

Latam Brasil vai sair do Chapter 11 sem dívidas

O CEO Roberto Alvo já detalhou os próximos passos da companhia após a saída do Chapter 11. Segundo ele, a Latam Brasil deixará a recuperação judicial sem dívidas e com uma fortaleza financeira “incomparável”.

“O Plano contempla o pagamento de todas as dívidas da Latam Brasil. Ou seja, após o Chapter 11, nossa companhia no Brasil terá dívida zero. A fortaleza financeira da Latam no Brasil vai ser incomparável, o que nos posiciona muito bem para um crescimento agressivo. Digo que a Latam vai estar preparada para competir, vai crescer no Brasil e se tornar a empresa mais importantes no país de longe”, declarou Roberto Alvo.

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