Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Empregos / Hotelaria / Turismo em Dados

Procura por profissões como hoteleiro, comissário de bordo e piloto tem alta de até 170%

Delta Procura por profissões como hoteleiro, comissário de bordo e piloto tem alta de até 170%

O interesse pela carreira de comissário de bordo também cresceu durante o ano, com as buscas pela profissão aumentando em 50% nos últimos doze meses (Divulgação/Delta)

Em 2023, o turismo foi responsável pela criação de mais de 214 mil vagas de trabalho formal no Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo. Em meio a esta alta, houve um aumento também nas buscas do Google relacionadas às profissões e aos cursos de aprimoramento na área. Para todas as carreiras, é fundamental que os profissionais dominem outros idiomas, especialmente o inglês, já que em muitos momentos será preciso se comunicar com pessoas de diversos países.

Ao longo do trimestre, as buscas por “curso de hotelaria” aumentaram em 123% e as por “curso técnico de turismo” cresceram em 52%. Outras profissões essenciais para o setor tiveram destaque, como a procura por “curso de piloto de avião” e por “curso de comissário de bordo” crescendo em 86% e em 83% respectivamente. Os números são de uma pesquisa da Onlinecurriculo, plataforma especializada em currículos online.

HOTELARIA – As buscas no Google por “hotelaria” tiveram um crescimento de 83% ao longo do último ano, considerando o período de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024. A remuneração da carreira também atraiu pesquisas, com o termo “hotelaria salário” chegando a 171% de crescimento durante o ano.

TÉCNICO DE TURISMO – A procura por “técnico de turismo” alcançou crescimento de 27% durante os últimos doze meses e de 100% ao longo do trimestre. Buscas relacionadas também tiveram expressão, com a pesquisa por “curso para guia de turismo” crescendo em 85% e “técnico em guia de turismo” aumentando em 57% durante os últimos doze meses.

COMISSÁRIO DE BORDO – O interesse pela carreira de comissário de bordo também cresceu durante o ano, com as buscas pela profissão aumentando em 50% nos últimos doze meses. Em relação à remuneração, a procura por “comissário de bordo quando ganha” cresceu em 83% no ano e 124% no trimestre.

PILOTO DE AVIÃO – Mesmo com as barreiras financeiras, a procura por “piloto de avião” teve aumento de 22% no último ano e a busca por “piloto de avião salário” cresceu em 50%. Os pilotos podem trabalhar para voos particulares ou para companhias aéreas, pilotando grandes aeronaves, o que exige ainda mais estudo por parte do profissional.

Receba nossas newsletters