A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou suas estimativas para a produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Em 2023, por exemplo, os volumes de SAF atingiram mais de 600 milhões de litros, o dobro do produzido em 2022. Ao todo, o SAF representou 3% de todos os combustíveis renováveis produzidos, com 97% da produção de combustíveis renováveis focada em outros setores.
Espera-se que, em 2024, a produção de SAF triplique para 1,8 bilhão de litros, representando 0,53% da necessidade de combustível da aviação e 6% da capacidade de combustível renovável. Segundo a Iata, a pequena percentagem da produção de SAF em relação ao combustível renovável total deve-se principalmente à nova capacidade que entrará em funcionamento em 2023 e será atribuída a outros combustíveis renováveis.
“A duplicação da produção de SAF em 2023 foi encorajadora, assim como a esperada triplicação da produção em 2024. Mas mesmo com esse crescimento impressionante, o SAF crescerá apenas de 3% este ano para 6% em 2024. Esta alocação limita a oferta de SAF e mantém os preços elevados. A aviação necessita entre 25% e 30% da capacidade de produção de combustíveis renováveis para SAF”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.
Nesses níveis, segundo ele, a aviação estará na trajetória necessária para atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050. “Até que esses níveis sejam alcançados, continuaremos a perder enormes oportunidades para avançar na descarbonização da aviação. É a política governamental que fará a diferença. Os governos devem priorizar políticas para incentivar o aumento da produção de SAF e diversificar as matérias-primas com as disponíveis localmente”, complementou Walsh.