A Mabrian, empresa de inteligência turística, publicou dados sobre os 10 países com a melhor conectividade aérea internacional durante o primeiro semestre de 2024. A classificação reflete o potencial de viagens destas nações, posicionando-as em lugares de destaque no cenário global de viagens.
A análise, baseada nos slots dos voos das companhias aéreas, acabou revelando uma evolução significativa no cenário da conectividade. O total de assentos aéreos para estes 10 países supera os 482,1 milhões, respondendo por 42% dos assentos aéreos internacionais globais no primeiro semestre.
O estudo abrangeu as datas de viagem de 1 janeiro a 30 de junho de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. E neste caso, os progressos mais significativos na conectividade aérea ficaram entre Europa e a China. Especificamente, países europeus como Espanha, França, Itália, Reino Unido e os Países Baixos, que já não necessitam de visto de turista para viajar para a China, vêm registrando um aumento notável na conectividade, com 1,98 milhão de assentos aéreos ofertados (+190%).
Este aumento é apoiado pela recente medida anunciada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da China para incentivar o regresso do turismo europeu, permitindo a entrada de cidadãos de Espanha e de outros quatro países da União Europeia sem a necessidade de visto para estadias de até 15 dias.
Os 10 principais países com melhor conectividade internacional
- Estados Unidos: 83.540.022 assentos
- Reino Unido: 72.806.356 assentos
- Alemanha: 53.650.569 assentos
- Espanha: 53.402.095 assentod
- Emirados Árabes Unidos: 41.829.422 assentos
- França: 41.148.774 assentos
- Itália: 39.233.697 assentos
- China: 35.125.071 assentos
- Turquia: 32.514.540 assentos
- 10.Turquia: 28.851.733 assentos
“Conhecer antecipadamente o potencial dos mercados emissores em termos de conectividade aérea de saída é um fator chave para identificar onde estará a procura turística e as oportunidades mais relevantes para destinos e empresas turísticas a nível global. Porém, é sempre fundamental analisar cada destino especificamente”, disse Carlos Cendra, diretor de Marketing da Mabrian.