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Aviação

Rachaduras estruturais já afetam 38 B737NGs

Além dos 11 B737-800 NGs da Gol que seguem devidamente groundeados* no Brasil, outras 27 unidades do mesmo modelo em todo o mundo também sofrem com as rachaduras estruturais encontradas no chamado “garfo de picles*”, o sistema que conecta fuselagem e as asas da aeronave, desenhado para operar de forma segura a até 90 mil ciclos de voo. Até o momento, a Boeing já realizou 810 inspeções e achou rachaduras em 38 aeronaves.

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Ao lado da Gol, a Southwest Airlines é outra companhia a sofrer com a paralisação

O mais grave é que as rachaduras foram encontradas em aeronaves que acumulavam entre 35 e 37 mil ciclos de voo, menos da metade da vida útil estipulada pela fabricante norte-americana. Ao lado da Gol, a Southwest Airlines foi outra companhia a sofrer com a paralisação da aeronave. A suspensão do serviço de dois jatos da companhia afetados pelas rachaduras é resultado direto de inspeção da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).

Sendo assim, mesmo aqueles B737NGs que não apresentaram rachaduras serão inspecionados. A FAA ordenou a inspeção em todos os B737NGs que têm pelo menos 30 mil ciclos de voo. Outras aeronaves também terão que ser inspecionadas antes de acumular 22.600 ciclos de voo totais ou dentro de mil ciclos após a data efetiva da diretiva. Nos Estados Unidos, a inspeção urgente atinge boa parte dos B737NGs devidamente registrados.

Pelo lado da brasileira Gol, que opera 23 B737-700s e 97 B737-800s, foram descobertas “evidências de uma necessária substituição de um componente específico”, disse a aérea. Cerca de 15 B737-700s e outros dez B737-800s da frota da companhia brasileira já excederam os 30 mil ciclos de voo no fim do mês de junho e também devem passar por inspeção.

GLOSSÁRIO

Groundeado – gíria utilizada no mundo da aviação, proveniente da palavra em inglês “ground” (terra; chão; solo), para dizer que uma aeronave está em solo, fora de serviço ou sem permissão para voar naquele exato momento.

Garfo de picles – Apelido dado ao sistema responsável por conectar a fuselagem da aeronave às suas asas

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