Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Chega ao fim a recomendação para uso de máscaras em voos na Europa

aviação certificado passaporte covid aeroporto

O protocolo exige que a regra obrigatória da máscara seja flexibilizada onde as regras já foram afrouxadas para outros meios de transporte

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) anunciou o fim da recomendação do uso de máscaras em voos por toda a Europa. O Protocolo de Segurança da Saúde da Aviação atualizado da Easa, que entra em vigor no dia 16 de maio, exige que a exigência de máscara seja flexibilizada onde as regras já foram afrouxadas para outros meios de transporte, refletindo o alto nível de vacinação, de imunidade natural e do fim de restrições no geral.

A orientação atualizada também reconhece a necessidade de sair de uma situação de emergência para um modo mais brando de gerenciar o Covid-19. Várias jurisdições, no entanto, ainda mantêm os requisitos de máscara. Esse é um desafio para companhias aéreas e passageiros que voam entre destinos com requisitos diferentes. Apesar disso, as decisões da Easa foram bem recebidas pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

“Congratulamos a recomendação da Easa de relaxar o mandato da máscara, que é outro passo importante no caminho de volta à normalidade. Os viajantes terão a liberdade de escolha de usar uma máscara, podendo viajar com confiança porque sabem que muitos recursos da cabine da aeronave, como troca de ar de alta frequência e filtros de alta eficiência, fazem dela um dos ambientes fechados mais seguros”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

Ele acredita ainda que os requisitos de máscara a bordo de aeronaves devem terminar quando as máscaras não forem mais obrigatórias em outras partes da vida cotidiana, como, por exemplo, em teatros, escritórios ou transporte público.” Embora o protocolo europeu entre em vigor na próxima semana, não há uma abordagem globalmente consistente para o uso de máscaras a bordo de aeronaves”, completou o diretor da Iata.

PORTUGAL – Apesar da decisão da Easa, em Portugal, o uso de máscara continuará sendo exigido dentro das aeronaves porque segue sendo obrigatório em outros transportes públicos. Em Portugal, será obrigatório o uso de máscara nos aeroportos e nos voos enquanto não se alterar em lei em vigor.

Receba nossas newsletters