Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Rio quer definir administração de barcas entre Santos Dumont e Galeão até junho de 2024

aeroporto sdu alexandre macieira riotur Rio quer definir administração de barcas entre Santos Dumont e Galeão até junho de 2024

Santos Dumont pode ganhar ligações diretas para RIOgaleão via barca (Alexandre Macieira/Riotur)

No dia 5 de abril de 2022, o até então secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Sávio Neves, apresentou ao M&E a sua solução para interligar os aeroportos do Santos Dumont e o RIOgaleão diretamente: através do mar. Naquela época, Sávio Neves apresentou a ideia, com a ideia justamente de tirar o turista do trânsito da Linha Vermelha, já que ele sairia do Galeão e chegaria na Praça XV, com direito a terminal de ônibus levando ao SDU e a hotéis.

E com a portaria assinada pelo presidente Lula que restringe as operações do Santos Dumont apenas para Congonhas e Vitória, a movimentação entre os aeroportos tende a ser muito maior. Por conta disso, a Prefeitura do Rio publicou, no fim de junho, uma Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) para que um consórcio realize estudos sobre a viabilidade deste projeto, como informa o jornal O Globo, que ligaria os terminais pela Baía de Guanabara.

Tanto é que a Prefeitura do Rio planeja definir a concessionária que será responsável pelo serviço até o primeiro semestre de 2024. As embarcações fariam o deslocamento entre os aeroportos, pela baía de Guanabara, em menos de 20 minutos.

Embora o projeto ainda esteja em fase de estudos de viabilidade técnica e econômica, mais detalhes foram divulgados à Folha de São Paulo recentemente. Tanto é que a Prefeitura do Rio planeja definir a concessionária que será responsável pelo serviço até o primeiro semestre de 2024. De acordo com o secretário municipal de Coordenação Governamental, Jorge Arraes, as embarcações fariam o deslocamento entre os aeroportos, pela baía de Guanabara, em menos de 20 minutos.

De junho para cá, segundo a Folha, três grupos manifestaram interesse em desenvolver os estudos de viabilidade para a criação da linha aquaviária. O prazo para a entrega dos documentos vai até dia 19 de outubro. A partir daí, como informa a Folha, técnicos do município devem trabalhar na análise das propostas. Só assim, um processo de licitação seria aberto. “É importante que a gente tenha mais uma alternativa para dar ligação ao aeroporto do Galeão”, diz Arraes.

A empresa que ganhar a licitação vai ser responsável pela aquisição dos barcos e a execução dos piers em ambos os lados. A estação Santos Dumont será instalada em um trecho da Marina da Glória, próximo ao shopping Bossa Nova Mall, anexo ao aeroporto. O preço das passagens ainda não está definido, assim como o tipo de embarcação que poderá ser usado, mas acredita-se que seja necessário um barco menor do que o utilizado no transporte Rio-Niterói.

Receba nossas newsletters