Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

RN: Passageiros viajam 40km para fazer conexões de voos internacionais

Voo que veio de Lisboa desembarcou no Augusto Severo

Voo que veio de Lisboa desembarcou no Augusto Severo


Em meio a lojas fechadas e guichês desativados, passageiros que vieram de Lisboa no voo TP005, da TAP Linhas Aéreas, desembarcaram no Aeroporto Augusto Severo às 23h20 deste domingo (01/06). Dos 257 passageiros que desembarcaram, quatro tiveram que ir para o novo aeroporto do Rio Grande do Norte, em São Gonçalo do Amarante, de van para realizar conexão em voos nacionais. A distância entre os dois terminais é de 40 quilômetros.O novo aeroporto começou a operar no sábado (31/05) e o Augusto Severo seria entregue à FAB e desativado imediatamente para voos comerciais. No entanto, a falta do alfandegamento do novo aeroporto fez com que os voos internacionais continuassem no Augusto Severo.

Outro grupo de passageiros que embarcou para Lisboa a 0h50 também utilizou o terminal de Parnamirim. O novo aeroporto do Rio Grande do Norte começou a operar com voos nacionais, mas não teve autorização da Receita Federal para receber voos internacionais porque não tem o termo de alfandegamento.

Durante todo o sábado (31/05), nem o Consórcio Inframérica, responsável pela administração do novo aeroporto, nem a Agência Nacional de Aviação Civil sabiam onde o voo da TAP pousaria. O Consórcio Inframérica chegou a divulgar que os voos internacionais iriam pousar no novo terminal. Somente na noite de sábado a Anac autorizou o pouso de voos internacionais no Aeroporto Augusto Severo, que foi desativado com a inauguração do novo terminal.

No Aeroporto Augusto Severo apenas uma lanchonete funcionava na noite deste domingo (01/06). Todos os outros estabelecimentos comerciais estavam fechados. Dos guichês de informações das companhias aéreas, apenas o da TAP estava em funcionamento. Funcionários da Inframérica e servidores da Infraero estavam no local para orientar passageiros que chegavam para embarque. Enquanto o alfandegamento não for concedido ao novo terminal, os voos internacionais continuarão sendo operados no Augusto Severo.

Segundo a Receita Federal, por conta do trâmite de um relatório com o resultado da inspeção no aeroporto construído para a Copa, ele só estaria liberado para receber voos internacionais no dia 04/06 (quarta-feira). “O aeroporto tem pendências de ordem operacional. Não há disponibilidade de link de acesso pela Embratel ao sistema da Receita Federal, por exemplo. Isso impossibilita o nosso trabalho”, disse o inspetor-chefe da Inspetoria da Receita Federal em Natal, Jorge Luiz da Costa.

O inspetor explicou que um relatório com o resultado da inspeção no aeroporto seria encaminhado ainda no sábado para a comissão de alfandegamento do novo aeroporto, que é formada por servidores da Receita Federal de Recife e do RN. “Essa comissão dará a redação final ao relatório que será encaminhado hoje (02/06) para a Superintendência da Receita, no Recife. Esse relatório irá subsidiar a superintendência para a emissão do ato declaratório de alfandegamento do terminal. A superintendência já manifestou que irá analisar o relatório hoje (02/06), elaborar o ato declaratório de alfandegamento na terça-feira (03/06), e enviar para publicação no ‘Diário Oficial da União’ de quarta-feira (04/06)”, disse.

G1

Receba nossas newsletters