Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades / Serviços / Tecnologia

Robôs são os novos membros da equipe de limpeza do Aeroporto de Brasília

Os nomes Papa Sujeira e Papa Poeira foram inspirados no alfabeto aeronáutico. Além do significado de “papar” que se refere à comer, PAPA no alfabeto aeronáutico é a letra P

Os nomes Papa Sujeira e Papa Poeira foram inspirados no alfabeto aeronáutico. Além do significado de “papar” que se refere à comer, PAPA no alfabeto aeronáutico é a letra ‘P’

O aeroporto de Brasília é o primeiro da América do Sul a contar com a ajuda de robôs para realizar a limpeza do chão das salas de embarque. Apelidados carinhosamente de Papa Sujeira e Papa Poeira, as máquinas ganharam até mesmo personalização e crachá de funcionários. Os dois robôs vieram da Suíça e foram adquiridos pela Globalização Facilities, responsável pelos serviços de limpeza e conservação do Aeroporto de Brasília.

“Buscamos sempre implementar tecnologias como aliadas das operações no terminal brasiliense e tem dado certo. Somos os primeiros da América do Sul a testar os robôs que já são usados em grandes aeroportos como o de Singapura e de Moscou. Além de entreter o passageiro, eles manterão o nosso padrão de limpeza. A Globalização já vinha fazendo um excelente trabalho. Estamos felizes com mais essa novidade”, celebra o  VP da Inframerica, Juan Djedjeian.

Funcionamento

Os robôs são capazes de percorrer a sala de embarque sem a necessidade de manuseio humano. Os comandos serão informados previamente pelo operador por meio de um sistema de computador que programará as máquinas para percorrerem os locais desejados.

Além disso, o Papa Sujeira e o Papa Poeira possuem sensores de presença que detectam barreiras 30 metros à frente, impedindo que se choquem com passageiros, por exemplo. Seu sistema inteligente registra os locais que não foram limpos por causa de obstáculos, fazendo com que o robô retorne quando a área estiver desobstruída.

“A tecnologia inovadora virá para complementar e reforçar o trabalho que é exercido pelos funcionários da limpeza do Aeroporto de Brasília. Investimos cerca de 500 mil em cada máquina para otimizar nossos serviços e poder demandar nossos funcionários às demais tarefas do dia a dia”, explica André Marques, gerente Comercial da Globalização Facilities.

As máquinas armazenam 45 litros de água e limpam até 1,2 mil m² por hora, com autonomia de 4 horas de duração da bateria. Os robôs já estão em uso.

Receba nossas newsletters