Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

RPK mundial cresce 7,5% em outubro; Brasil com maior queda

.

.


O transporte aéreo no mundo cresceu 7,5% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2014, em demanda apurada em quilômetros-passageiros transportados (RPK, na sigla em Inglês). O dado foi divulgado nesta quinta-feira pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que disse ainda que o Brasil teve o pior comportamento, com retração de 6% no tráfego de passageiros.

“O momento do setor aéreo pode ser considerado positivo, embora existam alguns pontos fracos, como por exemplo, a aviação brasileira que atravessa uma tempestade perfeita, formada por economia em recessão e custos crescentes por causa da desvalorização do real”,  disse o presidente da Iata, Tony Tyler.

Números – Na mesma base de comparação, a oferta de assentos-quilômetros disponíveis (ASK), teve incremento de 5,7%. Como a demanda cresceu mais que a capacidade, a taxa de ocupação na indústria mundial da aviação melhorou em 1,4 ponto percentual, atingindo 80,5%.

Nas rotas internacionais, a demanda cresceu 7,6%, enquanto nos voos domésticos a expansão atingiu 7,3%. As regiões que apresentaram mais forte crescimento da demanda na aviação em outubro foram os mercados domésticos da Índia e da China, com avanços de 17,6% e 12,8%, respectivamente.

Em outubro, o tráfego aéreo de passageiros na Europa cresceu 6,7% na comparação anual, enquanto a taxa de ocupação nos voos melhorou em 1,9 pontos percentual, a 83,8%. Por outro lado, a América do Norte, que cresceu 4,6% no mês passado, deve acelerar essa taxa, uma vez que os dados de novembro serão beneficiados pela demanda de viagens no feriado de Ação de Graças, dia 26.

Receba nossas newsletters