Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

TCU libera construção de trem elevado no aeroporto de Guarulhos

Usuários agora podem utilizar duas sessões de uma hora

Trem elevado fará o transporte de passageiros entre os três terminais do aeroporto e a linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou a continuidade da construção do Automated People Mover (APM), trem elevado que fará o transporte de passageiros entre os três terminais do aeroporto de Guarulhos e a linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Atualmente, essa baldeação precisa ser feita de ônibus. As obras para a construção do trem elevado estavam suspensas desde setembro do ano passado.

A decisão vem após o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apresentar os devidos esclarecimentos com relação ao termo aditivo do contrato de concessão entre a GRU Airport e a própria Anac, e garante o investimento de R$ 242 milhões em recursos privados para a construção do monotrilho que vai ligar os terminais de passageiros do aeroporto à CPTM.

Conforme parecer do relator, ministro Vital do Rêgo, aprovado durante sessão plenária de hoje da Corte de Contas, os estudos apresentados pela União vão “ao encontro das razões de decidir desse voto, uma vez que os dados técnicos apontam a adequação do sistema APM para um aeroporto do porte de Guarulhos em termos técnicos e ambientais”. A íntegra pode ser conferida neste link.

Assim, as obras poderão ser executadas, a partir deste ano, com acompanhamento pelo TCU da implantação do APM anualmente até a completa execução dos trabalhos. A Corte poderá ainda prosseguir com avaliações bianuais até o final do contrato de operação do sistema.

Receba nossas newsletters