Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Tráfego na América Latina cresce 7,6% e chega a 41,7 milhões de passageiros em janeiro

terminal aeroporto passageiro brasília inframerica divulgação Tráfego na América Latina cresce 7,6% e chega a 41,7 milhões de passageiros em janeiro

No Brasil, houve um fluxo de 8,1 milhões de passageiros, alcançando 98% do tráfego observado no mesmo período de 2023 (Divulgação/Inframerica)

O tráfego de passageiros na América Latina e no Caribe cresceu 7,6% em janeiro deste ano, cerca de 3 milhões de passageiros adicionais em comparação com janeiro de 2023. O número também superou o pico registrado em julho do ano passado. Ao todo, no primeiro mês do ano, 41,7 milhões de viajantes foram transportados para, de e dentro da região, de acordo com dados da  Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta).

“O relatório reflete um início de ano extraordinário. O aumento nas frequências de voos e na capacidade oferecida nos mercados doméstico e internacional destaca o potencial de crescimento contínuo em nossos países. Esses dados indicam que 2024 está se preparando para ser um ano promissor para a região”, afirmou José Ricardo Botelho, diretor executivo e CEO da Alta.

A oferta de assentos também aumentou (51,2 milhões disponíveis), 5% a mais em relação a 2023. O crescimento no mercado internacional se destacou, com um incremento de 15,7%, enquanto o mercado doméstico registrou uma queda de 3,5%.

“Os dados positivos sobre o tráfego de passageiros em janeiro não apenas indicam um setor em crescimento, mas também destacam a importância de fomentar o desenvolvimento da aviação em nossa região. Esses dados refletem um quadro encorajador; entretanto, para aproveitar completamente esse impulso positivo, é essencial criar um ambiente favorável que garanta segurança jurídica, previsibilidade e competitividade para o crescimento contínuo da aviação”, enfatiza Botelho.

Mercado doméstico

A Venezuela se destacou como um dos países com maior crescimento no mercado doméstico. Com um movimento de 199.291 passageiros, houve um incremento de 36% em relação a 2023. Chile também viu um aumento significativo no tráfego doméstico, com um acréscimo de 1,7 milhão de passageiros, equivalente a um aumento de 21%.

No Brasil, houve um fluxo de 8,1 milhões de passageiros, alcançando 98% do tráfego observado no mesmo período de 2023. Na Colômbia, o mercado interno cresceu 2% em comparação com 2023, com um transporte total de 2,8 milhões de passageiros. Isso indica uma desaceleração leve em relação a dezembro, quando o crescimento foi de 4%.

O México registrou uma redução de 3% no número total de passageiros transportados, chegando a 4,8 milhões. Esse número indica uma continuação da tendência de desaceleração, após uma redução de 1% no mercado doméstico em dezembro.

Mercado internacional

O incremento no fluxo internacional na região foi notável, com um acréscimo de 14%, totalizando 20,3 milhões de passageiros. Destaque-se novamente a Venezuela, que apresentou um crescimento de 58%, sendo Caracas-Madri (+33%) a rota de crescimento mais expressivo. A Colômbia também apresentou um aumento significativo, transportando 1,9 milhão de passageiros internacionais, representando um aumento de 30% em relação a janeiro de 2023, ou seja, 457.939 passageiros adicionais. O Brasil, da mesma forma, registrou um aumento de 26% no número de passageiros internacionais, alcançando a marca de 2,3 milhões.

Receba nossas newsletters