Como vimos no M&E em maio deste ano, o Grupo Lufthansa chegou a um acordo com o Ministério da Economia e Finanças da Itália para adquirir uma participação minoritária na ITA Airways. Mas só agora, em dezembro, que a notificação do acordo será enviada a Bruxelas, “capital” da União Europeia. Foi o que garantiu a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em reunião com o chanceler alemão Olaf Scholz.
O encaminhamento de todo o dossiê pelo Ministério da Economia italiano e pelo Grupo Alemão ocorrerá em questão de dias e será então submetido a um procedimento de verificação pelos órgãos da UE, que terão 30 dias para dar um feedback. O acordo prevê que a transportadora alemã pague 325 milhões de euros para adquirir uma participação de 41% na empresa italiana.
Posteriormente, a participação da Lufthansa poderá subir para 90% e 100% (“até 2033”) por um valor total de 829 milhões de euros, completando a entrada da ITA Airways no universo do Grupo Lufthansa, que já inclui SWISS, Austrian Airlines, Brussels Airlines, Eurowings e Air Dolomiti. Com isso, a ITA sairá da SkyTeam Alliance, onde atualmente opera em conjunto com sua antiga parceira Air France-KLM, e ingressará simultaneamente na Star Alliance.