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Cruzeiros / Turismo em Dados

Como funciona a manutenção dos navios de cruzeiro? Empresa especialista explica

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Para movimentar mais de 100 mil toneladas para os pontos turísticos são necessários motores específicos e únicos, diferente de motores presentes em outros meios de transporte (Divulgação/MSC)

Com o início da temporada de cruzeiros marítimos 2022/2023 no Brasil, a YPF, uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da América Latina, divulgou um artigo de como é realizada a mecânica preventiva em navios de mais de 300 metros de comprimento e 100 mil toneladas. Para movimentar estas mais de 100 mil toneladas para os pontos turísticos são necessários motores específicos e únicos, diferente de motores presentes em outros meios de transporte.

“Existem diferenças entre os motores de automóveis e embarcações, principalmente quanto às dimensões de um motor de navio, eles possuem equipamentos específicos, consequentemente funcionalidades específicas para lubrificação de equipamentos”, comenta Pablo Bueno, engenheiro mecânico da YPF Brasil.

Os navios e cruzeiros possuem uma praça de máquinas, um local, com dois ou mais andares, destinados ao armazenamento de todas as peças e dispositivos que possibilitam o funcionamento da embarcação. Neste local é possível encontrar, por exemplo, o motor principal, as máquinas de pressurização, o eixo rotacional – responsável por dar movimento às hélices do navio, entre outros equipamentos.

Toda a gestão da praça é feita através do CCM (Centro de Controle de Máquinas), onde um ou mais operários controlam as bombas, o motor, os geradores e as turbinas do navio. No CCM, esses tripulantes são responsáveis pelos parâmetros do motor, sempre verificando sua funcionalidade, inclusive sua lubrificação.

Lubrificação no motor de um navio

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YPF é uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da América Latina (Divulgação)

O processo de lubrificação se inicia “ao partir” do navio, dois pontos são importantes na ignição. “A lubrificação de um motor de navio, devido ao seu tamanho e também ao combustível utilizado, tem algumas particularidades. A lubrificação ocorre tanto no motor quanto nos cilindros; para cada compartimento é utilizado um lubrificante específico”, diz Bueno.

É preciso ligar a bomba de lubrificante (responsável pela total lubrificação do motor durante seu percurso) e verificar o lubrificador dos cilindros. Para o funcionamento do lubrificador, um processo manual precisa ser feito por um dos operários da praça de máquinas.

A necessidade de graxa nos compartimentos

Além do óleo lubrificante, a utilização de graxas é muito necessária na operação de uma embarcação. Cabos, guias, rolamentos, compressores, basculantes e uma infinidade de equipamentos que utilizam graxa. “Tanto o óleo lubrificante quanto a graxa são específicas para cada local de utilização. Cada produto conta com sua composição e formulação. A YPF possui uma linha marítima em parceria com a Gulf Marine, que desenvolve produtos de alta qualidade e performance nos sistemas de embarcações”, afirma o engenheiro mecânico.

O navio também troca de óleo?

A substituição depende de alguns fatores, como distância percorrida e combustíveis utilizados. São feitos testes específicos para saber o residual de combustível impregnado nos cilindros, o resultado pode ser determinante para a substituição do óleo. Com base nos estudos feitos através de manutenções periódicas essa substituição ocorre de maneira eficiente para que não aconteçam problemas de quebra ou eventualmente interrupção da viagem.

“O processo de substituição do óleo é feito de forma controlada. O lubrificante é retirado e armazenado em local específico, nunca lançado ao mar. A YPF respeita e reitera a importância do cuidado com a fauna e flora marinha”, finaliza Pablo.

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