Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros / Tecnologia

MSC lança a assistente Zoe e investe em novas tecnologias de inteligência artificial

Luca Pronzati, diretor de inovação e Novos Negócios da MSC explicou as novidades e revelou planos futuros

Luca Pronzati, diretor de inovação e Novos Negócios da MSC, explicou as novidades e revelou planos futuros

ST. NAZAIRE – Em parceria com a Samsung Eletronics e a Harman, a MSC Cruzeiros desenvolveu a Zoe, uma assistente virtual utilizada através do comando de voz baseado em A.I (Inteligência artificial). O novo produto foi oficialmente inaugurado no mais novo transatlântico da companhia, entregue nessa quarta-feira (27), o MSC Bellissima, instalado em todas cabines com o objetivo de facilitar a vida dos hóspedes.

Luca Pronzati, diretor de inovação e Novos Negócios da MSC, em entrevista ao M&E, explicou que a nova tecnologia é um modo de tornar a experiência a bordo ainda mais personalizada e prática. A Zoe estará presente em todos os próximos navios da frota, mas por enquanto a novidade ainda está em fase de experimentação e o sistema ainda está sendo treinado.

“Esse tipo de sistema precisa de um tempo para alcançar uma boa performance, as interações ajudam a treinar o sistema, então a novidade ainda será modificada. O tempo curto de instalação acabou prejudicando um pouco sua eficiência mas faremos melhorias para que o sistema fique completo” explicou Luca Pronzati. Quanto aos navios já construido, a MSC não possui intenção de adicionar o novo produto, visto que a instalação do mesmo é desafiadora e leva tempo e esforço.

Atualmente, a Zoe está apta a responder aproximadamente 800 perguntas dos hóspedes e as dúvidas mais frequentes são as localizações do navio e solicitação de reservas. A assistente realizará toda a interação com os hóspedes. Será possível falar com a Zoe dentro da cabine e marcar lugar no show da noite, por exemplo, Em um futuro próximo, a armadora pretende transformar a Zoe em um aplicativo de celular, pra facilitar ainda mais.

A ideia do projeto surgiu da necessidade que eles sentiram de estar mais conectados e modernos, trazendo inovações para os clientes. “Quando decidimos criar a Zoe, perguntamos aos nossos clientes o que estava faltando e a resposta foi tecnologia digital”.

Segundo Luca, a inteligência artificial sofistica a experiência, mas jamais substituirá a interação humana. “A tecnologia veio para dar suporte ao ser humano e não para tomar seu lugar. Não possuímos a intenção de ter um navio sem tripulação”, afirmou Luca.

No futuro, podemos esperar ainda mais investimentos em entretenimento de realidade virtual e novas tecnologias. Uma das novidades revelada pelo diretor de inovação, foi um bartender automático que poderá ser visto já no próximo lançamento da MSC.

MSC FOR ME

Além da Zoe, Luca falou um pouco sobre o MSC For Me, que também é um sistema digital que pode ser encontrado no formato de aplicativo para smartphone, painéis interativos espalhados pelo navio ou até mesmo nas televisões das cabines via controle remoto. O MSC For Me é um assistente visual que permite que o cliente agende excursões em terra, faça reservas nos restaurantes, SPA, adquira bilhetes para os espetáculos além de disponibilizar um mapa detalhado de todos os andares do navio. O produto foi pensado em 2015 quando os planos de evolução da companhia começaram a se concretizar e foi inaugurado em 2017 no navio Meraviglia.

M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa