Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros / Destinos

Senado não aprova retomada dos cruzeiros nos EUA

port canaveral divulgação

Tentativa de avançar com o PL para retomar os cruzeiros foi bloqueada pela senadora Patty Murray, que se opôs e impediu a aprovação do projeto

Um Projeto de Lei que visava derrubar a atual ordem condicional de navegação de cruzeiros marítimos (CSO, em inglês) nos Estados Unidos, de autoria do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que previa a retomada das viagens, foi bloqueado pelo Senado Federal nesta semana. O novo PL obrigaria o CDC a fornecer orientação imediata para as que as armadoras retomassem as operações domésticas no país.

De acordo com o senador Dan Sullivan, que introduziu o Cruise Act ao lado de Rick Scott, a tentativa de avançar com o projeto de lei foi bloqueada pela senadora Patty Murray, que se opôs e impediu a aprovação do projeto. Sendo assim, o lobby de Sullivan e Scott no Senado, que pressionou a retomada urgente da indústria de cruzeiros e mostrou o quanto isso significava para seus respectivos estados, acabou sendo em vão.

“O assunto que estamos tratando aqui hoje é o turismo, tão importante para o Alasca, tão importante para a Flórida, para trazer certo alívio aos nossos compatriotas floridianos e do Alasca, trabalhando para a aprovação imediata do Cruise Act ”, disse Sullivan no plenário do Senado. “Esse nosso PL proporcionaria alívio às comunidades costeiras em nosso país, no Alasca e na Flórida, para permitir o retorno responsável das atividades dos navios de cruzeiro, tão importantes para os pequenos empresários em nossos estados, cuja subsistência depende de um robusto setor de turismo”, destacou.

Ainda segundo o senador, “cada visitante do nosso estado apoia pequenas empresas, aumenta o crescimento do emprego e aumenta a receita tributária, ajudando a aumentar os investimentos estaduais e locais em meio ambiente, transporte, segurança pública e educação. Não é apenas a Flórida e o Alasca. O turismo, incluindo nossa importantíssima indústria de cruzeiros – tem um enorme impacto para os estados de nosso país e os milhares de empregos que dependem de seu sucesso. O CDC está tratando o setor de cruzeiros de forma injusta, enquanto outros setores estão abertos para negócios. Não há razão para que a indústria de cruzeiros da América e os milhares de empregos que dependem de seu sucesso continuem sofrendo”.

“Ao fazer isso, podemos arriscar nossas vidas e isso só vai atrasar ainda mais o retorno ao normal, prejudicando ainda mais nossa economia no longo prazo”, disse a senadora, ao não aprovar o PL.

Mas quando o Senado foi questionado se havia alguma objeção, Murray interveio, dizendo que também gostaria de ver os cruzeiros reiniciados em 4 de julho, já que a indústria de cruzeiros em seu estado natal sustenta mais de 5,5 mil empregos e cria US$ 900 milhões em receita anual de negócios locais, mas acabou bloqueando a tramitação do projeto no Senado.

“Temos que garantir a segurança de nossos amigos e nossas famílias nesses cruzeiros antes que eles desembarquem. Vimos em primeira mão como podem ser devastadores os surtos de Covid em navios de cruzeiro”, disse Murray. “Os navios de cruzeiro requerem enfoque e protocolos específicos para prevenir futuros surtos. Embora eu esteja tão ansiosa quanto qualquer outra pessoa para ver o retorno das viagens, não podemos economizar. Ao fazer isso, podemos arriscar nossas vidas e isso só vai atrasar ainda mais o retorno ao normal, prejudicando ainda mais nossa economia no longo prazo”, destacou.

Receba nossas newsletters