Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Setor Naútico ganha projeto de qualificação profissional

O Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentaram hoje (27/07); durante audiência pública; um projeto de qualificação profissional para o setor de turismo náutico; visando a melhoria do atendimento profissional em embarcações e cruzeiros marítimos.
 
O projeto propõe a capacitação de 3.500 trabalhadores; distribuídos em dez ocupações distintas; em 13 cidades brasileiras. A partir de pesquisas realizadas previamente; foram identificadas as ocupações prioritárias e que necessitam de mais investimento em profissionais para atender ao mercado de trabalho. Entre os dez cursos propostos; estão os de garçom; barman; recepcionistas; eletricista de embarcações; mecânico naval; entre outros.
 
O público alvo do projeto são pessoas em situação de vulnerabilidade social; com nível fundamental; médio ou superior; trabalhadores desempregados ou informais; com ou sem experiência; dependendo do curso solicitado.
 
Durante a audiência; uma comissão tripartite foi estabelecida para aperfeiçoar e elaborar o pré-projeto; composta pelo MTur; pela Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar) e pelo Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários no Estado de São Paulo (Settaport).
Receba nossas newsletters